Jacareí estende horário em dois postos de saúde para atendimento de pacientes com sintomas de dengue


As unidades de saúde dos bairros Santa Cruz dos Lázaros e Jardim das Indústrias passam a atender até 21h a partir desta segunda-feira (10). Aedes aegypti é o transmissor da chikungunya, dengue, Zika e febre amarela
Freepik
A Prefeitura de Jacareí ampliou o atendimento para pacientes com dengue a partir desta segunda-feira (10). A cidade tem mais de 330 casos confirmados e é a única da região com morte pela doença neste ano.
Segundo a prefeitura, as unidades de saúde dos bairros Santa Cruz dos Lázaros e Jardim das Indústrias passam a atender das 7h às 21h. Até então, elas ficavam abertas das 7h às 19h.
“Santa Cruz dos Lázaros foi uma das unidades escolhidas porque está na área onde tivemos aumento da Avaliação de Densidade Larvária (ADL). Então a população tem mais vulnerabilidade, mas ainda está dentro do controle”, explica a secretária de Saúde de Jacareí, Márcia Santos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A prefeitura reforçou também que o atendimento nas duas unidades de saúde é voltado para os pacientes com sintomas considerados leves de dengue, com realização de exames e aplicação de soro e medicamentos.
As unidades de saúde Parque Santo Antônio e Cidade Salvador (unidades 12h) seguem com atendimento das 7h às 19h, com distribuição de senhas até as 17h, também para pacientes com sintomas leves da doença.
Os pacientes com sintomas graves devem procurar as UPAs 24 horas, que são Dr. Thelmo de Almeida Cruz e Parque Meia-Lua.
Jacareí confirma primeira morte por dengue em 2025
Sintomas leves:
febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias
dor de cabeça
dor atrás dos olhos
dores no corpo e articulações
fraqueza
coceira na pele
Sintomas graves:
dor abdominal intensa
vômito persistente
respiração acelerada
sangramento de mucosas, boca, fezes e urina ou outras hemorragias
agitação ou confusão mental
convulsões
Casos e morte
De acordo com o Governo de São Paulo, Jacareí é a cidade com maior número de casos de dengue na região do Vale do Paraíba neste ano – são 306 casos confirmados, além de mais 39 em investigação.
Além disso, Jacareí é a única com morte confirmada na região em 2025 – a vítima é uma idosa de 94 anos.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.