Terremoto gera alerta de tsunami em países da América Central

Terremoto alerta de tsunami

Neste sábado, 8 de fevereiro, um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o meio do Mar do Caribe, e levou o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) a emitir alertas de tsunami para países da América Central.

Quais países o Tsunami pode atingir?

O alerta de Tsunami são para as Ilhas Cayman, Jamaica, Cuba, México, Honduras, Bahamas, San Andrés e Providencia, Belize, Haiti, Costa Rica, Panamá, Nicarágua e Guatemala. Também foram emitidos alertas para Porto Rico e as Ilhas Virgens.

A geração de ondas de tsunami ainda não foi confirmada, e o NTWC está monitorando para avaliar a ameaça de tsunami.

Moradores de Porto Rico e das Ilhas Virgens são aconselhados a se afastarem da água, da praia e de portos, marinas, baías e enseadas, e não irem à costa para observar o tsunami.

O que é um Tsunami?

Tsunamis são ondas gigantes causadas por terremotos ou erupções vulcânicas sob o mar. Nas profundezas do oceano, as ondas de tsunami não aumentam drasticamente em altura. Mas, à medida que as ondas viajam para o interior, elas aumentam para alturas cada vez maiores à medida que a profundidade do oceano diminui.

A velocidade das ondas de tsunami depende da profundidade do oceano e não da distância da fonte da onda. As ondas de tsunami podem viajar tão rápido quanto aviões a jato sobre águas profundas, diminuindo a velocidade apenas ao atingir águas rasas. Embora os tsunamis sejam frequentemente chamados de ondas gigantes, esse nome é desencorajado pelos oceanógrafos porque as marés têm pouco a ver com essas ondas gigantes.

>> Tsunami no Brasil: qual o risco de acontecer?

Adicionar aos favoritos o Link permanente.