Mendonça: ‘Às vezes sou mal interpretado por minhas decisões, mas sou leal aos meus princípios’

Em palestra em aula magna direcionada aos alunos do curso de direito da ESPM, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta sexta-feira (7/2) que um dos pontos-chaves que considera importante para a construção de uma carreira na área é a lealdade aos princípios e valores.

Por essa razão, afirmou que muitas vezes é mal interpretado – ou bem interpretado, conforme assinalou – por decisões que profere na Corte. “Mas a grande resposta que eu tenho que dar para mim mesmo é se eu fui leal com os princípios e valores que eu acredito”, prosseguiu.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Em tom otimista, Mendonça compartilhou aos discentes alguns princípios de liderança que adotou em sua trajetória, que o levaram ao cargo de ministro do STF. Um outro ponto-chave – ou princípio, como nomeou – foi a gratidão. “Eu não cheguei onde cheguei sozinho. Você pode ser grato sem ser desleal aos seus princípios e valores”, pontuou Mendonça ao fazer uma pequena retrospectiva de sua carreira.

Em outro momento de sua fala, o ministro disse aos alunos que não basta ser um bom advogado, mas um bom advogado que pense na sociedade, em questões que também envolvem a sociedade, no povo.

“As pessoas que precisam que você tenha uma visão integrada de sociedade e não uma visão individualista, de vida. Por exemplo, pessoas que seguirem a carreira pública, se tiverem uma visão individualista de vida, não têm êxito na vida pública”, destacou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.