E-commerce está em alta. Conheça cursos para entrar no mercado digital

Os pequenos negócios brasileiros estão se beneficiando com a participação em lojas de marketplace. A Shopee, por exemplo, atingiu R$ 60 bilhões em vendas no Brasil em 2024 – esse é o melhor resultado da marca na história e coloca a plataforma como a segunda maior do setor por aqui, ficando atrás apenas do Mercado Livre. Em terceiro lugar, está a Amazon. Atualmente, são mais de 3 milhões de vendedores brasileiros registrados na plataforma, que são responsáveis por 90% do que é comercializado pela Shopee no país.

No ano passado, a Shopee assinou um acordo de cooperação técnica com o Sebrae para ajudar os donos de micro e pequenas empresas (MPE) com capacitações on-line sobre como vender na plataforma ou alavancar os negócios de forma geral. Além do acesso gratuito a uma jornada de aprendizagem para vendas em canais digitais, o projeto prevê oficinas e mentorias especializadas. A ideia é que as empresas tenham um espaço diferenciado dentro da plataforma, aumentando a visibilidade de seus produtos.

Compre do Pequeno

O estímulo à compra dos pequenos negócios, inclusive pelas plataformas de marketplace, foi o motivo da campanha Compre do Pequeno em 2024, realizada pelo Sebrae no mês em que se comemora o Dia da Micro e Pequena Empresa – celebrado em 5 de outubro.

A campanha teve o objetivo de incentivar o consumo consciente, com prioridade para as MPE no momento da compra. O Sebrae acredita que, desse modo, cada brasileiro está dando a sua contribuição para movimentar a economia, contribuindo para a geração de empregos e com o desenvolvimento sustentável das pequenas comunidades.

Foto: Divulgação.

Como atuar no e-commerce

Para apoiar os pequenos negócios no caminho do mercado digital, o Sebrae disponibiliza cursos para os empreendedores. Confira algumas das principais ações:

Up Digital – É um programa de aceleração digital do Sebrae, composto de três aulas ao vivo e duas mentorias que vão transformar a maneira com que você utiliza o digital nos seus negócios: seja para organizar as suas finanças e até mesmo para se posicionar nos canais digitais e conquistar novos clientes. Até o fim deste ano, o programa está com uma oportunidade limitada, sendo possível se inscrever gratuitamente no curso.

Como criar um site para a sua empresa – O curso oferece instruções para a construção de um site empresarial. É dividido em oito módulos, em que você poderá testar a sua aprendizagem com exercícios que o ajudarão a aplicar os conceitos abordados.

Customer Success – É um curso o que ensina o que é customer success e seus benefícios. Nele, você vai aprender a agradar o seu público. Além de compreender conceitualmente o que significa essa estratégia, vai entender as métricas e o cálculo do índice de saúde dos seus clientes, bem como mensurar o retorno sobre o investimento.

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