Pesquisa Quaest: Apesar da desaprovação, Lula venceria todos no segundo turno

Mesmo no pior momento de sua popularidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os adversários no primeiro e no segundo turno, segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3/2)

O levantamento reforça a leitura de que, apesar da crescente desaprovação, o presidente ainda tem vantagem numérica sobre a oposição, como o JOTA tem destacado. Mas a queda na aprovação já começa a cobrar seu preço. Em dezembro de 2024, Lula tinha 52% contra 26% de Tarcísio de Freitas (Republicanos), uma diferença de 26 pontos. Agora, o placar caiu para 43% a 34%, reduzindo a vantagem do presidente para apenas nove pontos.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Outro alerta para o governo vem da intenção de voto espontânea – quando os eleitores respondem sem ver uma lista de candidatos. Apenas três nomes foram citados: Lula e Bolsonaro, empatados com 9%, e Gusttavo Lima, com 1%.

A maioria (78%) não soube ou preferiu não indicar um nome, reforçando que o eleitorado ainda não tem um candidato claro para 2026. Além disso, o percentual relativamente baixo de menções a Lula e Bolsonaro sugere que, embora sejam lembrados, não há um entusiasmo espontâneo significativo em torno de suas candidaturas.

A pesquisa faz parte do levantamento divulgado na semana passada que ouviu presencialmente 4.500 pessoas entre 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de 1 ponto percentual para as estimativas gerais, com nível de confiança de 95%.

Primeiro turno

Nos cenários testados pela pesquisa para o primeiro turno. Lula registra entre 28% – quando Tarcísio de Freitas (Republicanos) está na disputa – e 33% – sem Tarcísio, Pablo Marçal (PRTB) e Eduardo Bolsonaro (PL). Tarcísio aparece com 13%, enquanto Gusttavo Lima varia entre 12% e 18%. O levantamento também testou Ciro Gomes (PDT), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União), Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal (PRTB).

Segundo turno

Já nos seis cenários testados de confrontos num eventual segundo turno, Lula supera 40% das intenções de voto em todas as simulações, com Gusttavo Lima sendo o adversário mais competitivo: ele teria 35% contra 41% do presidente, uma diferença de 6 pontos percentuais. Contra Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal, Lula abriria 10 pontos (44% a 34%), e contra Tarcísio de Freitas, a vantagem seria de 9 pontos (43% a 34%). O índice de indecisos varia entre 19% e 25%.

Rejeição

Além dos candidatos listados nos cenários eleitorais, a pesquisa também avaliou o potencial de voto e rejeição do ex-presidente Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, Fernando Haddad e Ratinho Júnior (PSD).

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Pelos números apurados, as maiores rejeições são de Haddad (56% o conhecem e não votariam nele), seguido por Eduardo Bolsonaro (55%), Jair Bolsonaro (53%), Ciro Gomes (52%) e Gusttavo Lima (50%). Lula e Michelle Bolsonaro aparecem empatados, ambos com 49% de rejeição.

Pablo Marçal registra 42%, enquanto Tarcísio de Freitas e Ratinho Júnior têm 32% cada. Romeu Zema aparece com 23% de rejeição.

Ronaldo Caiado tem a menor rejeição (21%), mas segue pouco conhecido: 68% dos entrevistados dizem não saber quem ele é.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.