2ª onda de calor de 2025 vai atingir Brasil nesta semana

calor

O mês de fevereiro de 2025 inicia com uma intensa onda de calor que atinge o sul e parte do centro-oeste do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas podem atingir até 5°C acima da média climatológica nessas regiões – a segunda do ano.

Onde vai ter onda de calor em fevereiro?

Nesta primeira semana de fevereiro, no sul do país, uma onda de calor causada por um bloqueio atmosférico, que vai impedir que as frentes frias avancem pelo Rio Grande do Sul. Isso fará com que os termômetros marquem até 7ºC acima do esperado para o período.

A previsão do tempo do Inmet indica que em Porto Alegre, capital do estado, os termômetros podem chegar perto dos 40ºC. O Inmet emitiu alertas de perigo potencial e perigo para essas áreas, válidos até quarta-feira, 5 de fevereiro.

O alerta de onda de calor atinge todo o estado de Santa Catarina, grande parte do Paraná, extremo oeste de São Paulo, sul de Mato Grosso do Sul e parte do extremo sul de Mato Grosso. Nessas áreas, as temperaturas podem ficar de 3°C a 7°C acima da média.

Na cidade de São Paulo, as temperaturas mínimas devem se manter em torno de 21°C, enquanto as máximas variam entre 27°C e 30°C ao longo da semana.

Como o El Niño impacta no calor?

Durante o El Niño, há um aumento da temperatura global, o que intensifica eventos extremos, como secas, chuvas intensas e ondas de calor. No Brasil, especialmente no sul do país, o clima costuma trazer temperaturas mais elevadas e períodos prolongados de tempo seco.

No caso da onda de calor de fevereiro de 2025, especialistas apontam que o bloqueio atmosférico , associado ao El Niño, impede a entrada de frentes frias e mantém uma massa de ar quente sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Esse bloqueio faz com que o calor se intensifique e dure por mais tempo, com temperaturas até 7°C acima da média para o período.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.