Em fim de semana chuvoso, Inmet renova alerta para tempestades e ventos fortes no Vale e região


Segundo o instituto, o alerta para o risco de novas chuvas intensas segue pelo menos até a noite desta segunda-feira (3). Confira a previsão. Imagem de arquivo – chuva em Taubaté, SP
Lucas Tavares/g1
Em um fim de semana chuvoso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, neste domingo (2), o alerta para a possibilidade de novas tempestades e ventos fortes em toda a região do Vale do Paraíba.
O alerta vale pelo menos até a noite desta segunda-feira (3), mas pode ser renovado novamente se a previsão indicar o risco de mais chuvas intensas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O alerta do instituto para o risco de chuvas fortes na região começou na última quinta-feira (30), por conta da atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) na região – entenda aqui o que é o fenômeno.
No período do alerta, há chance de chuva de 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. O comunicado prevê ainda o risco de ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h.
As 46 cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e região bragantina foram classificadas pelo instituto como laranja no grau de risco.
Esse é o grau intermediário na escala de gravidade. Veja:
🟡 Amarelo: perigo potencial
🟠 Laranja: perigo
🔴 Vermelho: grande perigo
Há condições para temporais, raios, rajadas de vento e até granizo em todas as cidades da região. Existe ainda risco de corte de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Defesa Civil também renova alerta
A Defesa Civil de São Paulo também renovou o alerta para a possibilidade de chuvas fortes na região. O alerta do órgão estadual, por sua vez, é válido pelo menos até quinta-feira (5).
“O Gabinete de Crise permanecerá mobilizado para monitorar a situação e coordenar ações emergenciais. O monitoramento segue em tempo real e novas orientações poderão ser divulgadas conforme a evolução do cenário”, informou a Defesa Civil.
Orientações
Em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar em árvores e estacionar veículos perto de torres de transmissão, por conta do risco de descargas elétricas e de queda de galhos.
O instituto pede atenção dos moradores, principalmente a quem vive em áreas mais vulneráveis e com histórico de problemas com chuva.
Em caso de emergência, as pessoas podem acionar a Defesa Civil – pelo número 199 – e o Corpo de Bombeiros – pelo 193.
Imagem de arquivo – Chuva em São José dos Campos
Reprodução/ TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.