AO VIVO – Eleição dos novos presidentes da Câmara e Senado são realizadas neste sábado (1/2)

Deputados e senadores vão às urnas neste sábado (1/2) para eleger novos presidentes e os demais integrantes das Mesas Diretoras. Na Câmara, a expectativa é de vitória do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para suceder Arthur Lira (PP-AL) no comando da presidência da Casa, com possibilidade de Motta superar o recorde obtido por Lira há dois anos, de 464 votos.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Há 17 partidos fechados com a candidatura de Motta, que juntos somam 488 deputados — embora o voto seja secreto e individual. Dos partidos da Casa, apenas Avante, PSol e Novo não declararam apoio ao candidato do Republicanos.

O PSol e o Novo lançam candidato próprio para marcar posição. Disputam a presidência da Casa neste sábado os deputados Pastor Henrique Vieira (PSol-RJ) e Marcel Van Hatten (Novo-RS).

Já no Senado, a eleição para a presidência está prevista para ter início às 10h e a definição da Mesa Diretora às 11h. O resultado, porém, deve ser oficializado na parte da tarde. O franco favorito para presidir a Casa é Davi Alcolumbre (União-AP) e a vice-presidência deve ser ocupada por Eduardo Gomes (PL-TO), conforme as últimas negociações.

O senador Marcos Pontes (PL-SP), anunciou que irá disputar com Alcolumbre, mas tem a objeção do próprio partido, inclusive do ex-presidente Jair Bolsonaro. Também registraram candidatura para concorrer ao cargo os senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE).

Tanto na Câmara quanto no Senado a definição das comissões temáticas deve ocorrer nas próximas semanas. E a prioridade inicial da nova cúpula das duas casas legislativas será buscar a construção de um consenso mais amplo sobre as emendas parlamentares com o governo Lula e o Supremo Tribunal Federal.

Acompanhe ao vivo a eleição na Câmara e no Senado

8h02 – Quem é Hugo Motta, candidato favorito à Presidência da Câmara?

Candidato à presidência da Câmara, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) é conhecido pelo ótimo trânsito na Casa, nos mais diversos espectros e pelo bom relacionamento com o setor privado. Seu nome já era ventilado como um possível aglutinador de forças desde muito antes de o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), abrir mão da candidatura em prol do paraibano no início do ano passado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.