Bolsonaro cuspiu na estátua de Rubens Paiva de ‘Ainda Estou Aqui’?

Rubens Paiva

Com a indicação de Ainda Estou Aqui ao Oscar de Melhor Filme, um assunto paralelo ao longa veio à tona: Bolsonaro cuspiu na estátua de Rubens Paiva, personagem pilar do longa. A episódio foi revelado por Chico Paiva há quase 15 anos.

O que Bolsonaro fez na na estátua de Rubens Paiva?

Em uma publicação no Facebook em 2024, Chico Paiva Avelino, neto do deputado Rubens Paiva, contou que durante a inauguração do busto em homenagem ao avô, Bolsonaro protagonizou uma cena que merece repúdio. O então deputado federal cuspiu na estátua de Rubens Paiva – que 15 anos depois seria conhecida em todo o mundo.

rubens paiva 1 1

“Em 2014, a Câmara dos Deputados fez uma tocante homenagem ao meu avô, Rubens Paiva: inauguraram um busto com a sua imagem em função de sua incessante luta pela democracia – causa pela qual ele literalmente deu a vida. Minha família foi em peso. Emocionadas, minha mãe e minha tia fizeram discursos lindos e orgulhosos sobre a memória do pai. No meio de um deles, fomos interrompidos por um pequeno grupo que veio se manifestar. Era Jair Bolsonaro, junto com alguns amigos (talvez fossem os filhos, na época eu não sabia quem eram), que se deu ao trabalho do sair de seu gabinete e vir em nossa direção, gritando que “Rubens Paiva teve o que mereceu, comunista desgraçado, vagabundo!”. Ao passar por nós, deu uma cusparada no busto. Uma cusparada. Em uma homenagem a um colega deputado brutalmente assassinado”.

A história de Rubens Paiva e sua esposa Eunice Paiva dão vida ao filme Ainda Estou Aqui, adaptação do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva sobre a trajetória de sua mãe, que teve seu marido assassinato e relata sua incansável luta por justiça.

Sob a direção Walter Salles, a Ainda Estou Aqui foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro. A atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice, foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.