Voz do esporte, Léo Batista morre aos 92 anos

Léo Batista morreu

Morreu neste domingo, aos 92 anos, Léo Batista, um dos maiores jornalistas da história do Brasil. Ele estava internado desde o dia 6 de janeiro para tratar um câncer no pâncreas descoberto após um quadro de desidratação e dor abdominal.

Léo Batista é pai de Cláudia e Mônica Batista, fruto de seu casamento com Leyla Chavantes Bellinaso, que faleceu em janeiro de 2022 aos 84 anos. Eles se casaram em 1962.

Carreira de Léo Batista

O âncora e repórter, que esbanjou simpatia ao longo de quase um século de vida, se identificou mais com a imprensa esportiva ao longo da carreira, mas soube marcar espaço em muitas outras coberturas. Além de fazer parte da bancada do Jornal Nacional, passou 40 anos cobrindo o Carnaval do Rio de Janeiro no rádio e na televisão.

João Baptista Bellinaso Neto, conhecido profissionalmente como Léo Batista, nasceu em 22 de julho de 1932, em Cordeirópolis, interior de São Paulo. Iniciou sua trajetória na comunicação aos 15 anos, trabalhando em serviços de alto-falantes em sua cidade natal. No final dos anos 1940, ingressou no rádio, atuando em emissoras do interior paulista. Em 1950, veio ao Rio de Janeiro para transmitir a Copa do Mundo pelo rádio.

Em 1952, foi contratado pela Rádio Globo. Dois anos depois, em 1954, destacou-se ao ser o primeiro radialista a noticiar o suicídio do então presidente Getúlio Vargas, fato que marcou a história política do país. No esporte, foi um dos locutores que transmitiu a estreia de Garrincha pelo Botafogo, em 1953.

Léo Batista ingressou na TV Globo em 1970, tornando-se um dos apresentadores pioneiros do “Jornal Hoje” em 1971 e do “Globo Esporte” em 1978. Com uma carreira de mais de 50 anos na emissora, tornou-se uma referência no jornalismo esportivo brasileiro, reconhecido por sua voz inconfundível e estilo único de apresentação.

Em junho de 2024, o SporTV lançou a série documental “Léo Batista – A Voz Marcante”, em homenagem aos seus 92 anos e à sua trajetória de mais de sete décadas dedicadas ao jornalismo.

>> Raí e Sócrates são irmãos?

Adicionar aos favoritos o Link permanente.