Sebrae amplia atuação no universo de bioeconomia

O ano de 2024 foi favorável para o Sebrae quando o assunto é sustentabilidade. A instituição, que possui uma notável atuação no tema com o programa Inova Biomas atuou fortemente para ampliar o atendimento a práticas sustentáveis e disseminar essa atividade em todo o Brasil ao longo do ano.

Atualmente, o programa Inova Amazônia já atendeu 409 empresas e 660 ideias em 9 estados diferentes, somando mais de 880 projetos. Com abrangência nacional, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a bioeconomia e fomentar o crescimento com inovação aliada à conservação ambiental.

Esse ano lançamos também o Inova Cerrado e o Inova Pantanal. O primeiro edital foi focado em desenvolvimento de ideias. Ao todo foram 330 iniciativas desenvolvidas por cerca de 4 meses. Para o início de 2025 estamos planejando o lançamento do edital de tração onde 300 negócios serão acelerados.

Thyago Gatto, analista de Inovação do Sebrae.

Para o próximo ano, Thyago revela que a iniciativa vai seguir com força total. “Nossa expectativa para 2025 é ter um novo edital do Inova Amazônia, além de lançar a novidade do Inova Caatinga”, acrescentou.

Sede do Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá (MT). Foto: Divulgação.

Participação na COP 29 e planos para a COP 30

O Sebrae marcou presença na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024 (COP 29). Durante o evento, a instituição assinou a Declaração Conjunta sobre a Coalizão Climática de Baku para a Transição Verde das PMEs e foi destaque com a participação do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS).

“Estivemos na COP 29 por conta da necessidade de haver um processo protetivo para as pequenas economias nos países. Com isso, esses pequenos negócios alcançarão a própria sustentabilidade em um sistema capitalista que não foi feito para eles. E sem esse segmento não haverá transição verde efetiva, pois eles são maioria”, declarou o presidente do Sebrae, Décio Lima, sobre a participação.

Para a COP 30, em Belém do Pará, o Sebrae deve contar com um espaço exclusivo para divulgar pequenos negócios sustentáveis em áreas como bioeconomia, eficiência energética e economia circular.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.