Publicações do Boletim Estatístico da Previdência devem ser retomadas, mas ainda sem data

O Ministério da Previdência informou que a Dataprev passou a credenciar e distribuir senhas de acesso aos servidores da Secretaria do Regime Geral de Previdência Social do MPS que permitirá a retomada das extrações de dados necessárias à elaboração do Boletim Estatístico da Previdência Social (BEPS).

Como o JOTA mostrou no início da semana, o BEPS não vem sendo divulgado, o que dificulta o mapeamento e análise da trajetória da Previdência. A publicação mensal que contém, entre outros, os dados sobre a emissão de benefícios, valor médio, perfil dos beneficiários.

Tenha acesso ao JOTA PRO Poder, uma plataforma de monitoramento político com informações de bastidores que oferece mais transparência e previsibilidade para empresas. Conheça!

Ao ser procurado pelo JOTA, a pasta não explicou as razões para o fato de o boletim não ter nova edição desde fevereiro. Fontes apontam problemas no sistema operacionalizado pela Dataprev, após atualização feita para tentar reduzir fraudes. O ministério não soube informar em quanto tempo o BEPS voltará a ser publicado.

A ausência de dados atualizados da maior despesa primária do governo federal tem chamado a atenção do mercado financeiro e de outros agentes econômicos. A Previdência é um dos principais alvos do “pente-fino” que a equipe econômica pretende fazer para economizar R$ 25,9 bilhões no próximo ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.