Quaest: Canella lidera corrida eleitoral em Belford Roxo, na Baixada Fluminense

A segunda rodada da pesquisa Rádio Tupi/Quaest, divulgada nesta sexta-feira (26/7), mostra que o deputado estadual Márcio Canella (União) lidera a corrida  para a Prefeitura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense (RJ), nas eleições municipais 2024. Ele larga com uma ampla vantagem, alcançando 48% das intenções de voto em dois cenários: com todos os pré-candidatos e sem Dr. Vinicius Crânio (PSOL) e Gustavo Ferreira (Novo). Matheus do Waguinho (Republicanos), sobrinho do atual prefeito Waguinho, vem em segundo lugar com 26%.

Assis Freitas, do PSB, tem 1% no primeiro cenário e 2% no segundo; Gustavo Ferreira e Dr. Vinicius Crânio não pontuaram no primeiro cenário. Em ambas as simulações, 16% dos eleitores estão indecisos e 8% informam que votarão em branco, nulo ou não comparecerão às urnas.

Em relação à pesquisa anterior de junho, os dois pré-candidatos oscilaram dentro da margem de erro, que é de 4 pontos percentuais. Canella, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), teve uma variação negativa de 3 pontos percentuais, enquanto Matheus do Waguinho, que tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e é sobrinho do atual prefeito Waguinho, oscilou positivamente 1 ponto percentual.

Quaest Belford Roxo

Apesar de Canella e Waguinho hoje estarem em lados opostos, eles já foram aliados no passado. Canella foi vice-prefeito de Waguinho de 2017 a 2019. No entanto, eles se afastaram durante as eleições presidenciais de 2022. Na época, Canella apoiou Bolsonaro, enquanto Waguinho optou por Lula. Canella foi o deputado estadual mais bem votado no Rio de Janeiro em 2022, e a deputada federal Daniela Carneiro, esposa de Waguinho, foi ministra do Turismo no governo Lula por cerca de seis meses.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, Canella venceria Matheus do Waguinho por 51% a 31%, com uma oscilação dentro da margem de erro em relação a junho, quando o resultado foi de 55% a 27%. Os indecisos somam 11%, e 7% informam que votarão em branco, nulo ou não irão votar.

Apoios de Lula e Bolsonaro

O estudo também mediu o impacto dos apoios do presidente Lula e do ex-presidente Bolsonaro no segundo turno da disputa. O apoio de Lula aumenta as intenções de voto em Matheus do Waguinho de 31% para 38%. Já o apoio de Bolsonaro faz as intenções de voto em Canella oscilarem negativamente, de 51% para 47%.

Avaliação da atual gestão

A gestão do prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (Republicanos), é classificada como positiva por 47% dos eleitores de Belford Roxo (era 42% em junho), e negativa por 15% (25% em junho), e considerada regular por 35% (30% na pesquisa anterior).

Sobre a pesquisa

A pesquisa, encomendada pela Rádio Tupi do Rio de Janeiro, está registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número RJ-06992/2024. As entrevistas foram realizadas presencialmente entre 21/7 e 24/7, com 600 eleitores de Belford Roxo, todos com 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.