Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre atentado contra Trump


Mensagens falsas e verdadeiras circularam em redes sociais após tentativa de assassinato do ex-presidente e candidato republicano à Casa Branca. Comício de Trump é interrompido após supostos sons de tiros, na Pensilvânia
Circulam nas redes sociais mensagens falsas relacionadas à tentativa de assassinato de Donald Trump no sábado (13) durante um comício em Butler, cidade da Pensilvânia. O #FATO ou #FAKE monitora e checa algumas delas. O ex-presidente levou um tiro de raspão na orelha, foi socorrido e passa bem. Um homem que assistia ao comício morreu e outros dois foram socorridos em estado grave. O atirador foi morto.
Veja abaixo o que é #FATO e o que é #FAKE sobre o atentado contra Trump:
selo fake
g1
É #FAKE que foto mostre marca de tiro no peito de Donald Trump durante atentado em comício
É #FAKE que Trump comparou atentado que sofreu à facada em Bolsonaro em 2018; vídeo é montagem
É #FAKE que agentes do Serviço Secreto riram em atentado contra Trump; foto foi manipulada
É #FAKE que agente do Serviço Secreto foi impedido pelo chefe de disparar contra atirador de Trump
É #FAKE que atirador que tentou matar Trump tenha gravado vídeo dizendo que Serviço Secreto ‘pegou a pessoa errada’
É #FAKE vídeo que mostra Biden xingando eleitores após desistir da corrida presidencial
Tiro no peito
Circula nas redes sociais uma foto que supostamente mostra uma marca de tiro no blazer do ex-presidente Donald Trump após sofrer um atentado no comício na cidade de Butler, nos Estados Unidos, no sábado (13). Dezenas de publicações em inglês e português afirmam que o republicano foi baleado no peito. É #FAKE.

g1
Menção a Bolsonaro
Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra o ex-presidente Donald Trump, candidato do Partido Republicano à Casa Branca, afirmando que o atentado a tiros durante comício na cidade de Butler no sábado (13) foi similar ao ataque a faca sofrido por Jair Bolsonaro (PL) em 2018. É #FAKE.

g1
Agentes rindo
Circula nas redes sociais uma foto que aparentemente flagra agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos rindo enquanto protegem o ex-presidente Donald Trump após o atentado a tiros em comício na Pensilvânia, no sábado (13). É #FAKE.

g1
Agente impedido de atirar
Circula nas redes sociais que um agente do Serviço Secreto dos Estados Unidos teria sido impedido pelo chefe da segurança de atirar contra Thomas Matthew Crooks, responsável pelo atentado contra o ex-presidente Donald Trump durante comício na Pensilvânia no sábado (13).
É #FAKE que atirador foi impedido de disparar contra atirador de Trump
Montagem g1
Falso atirador
Viralizou nas redes sociais o vídeo de um homem que reivindica a autoria do atentado contra o ex-presidente Donald Trump durante comício na Pensilvânia e afirma que o Serviço Secreto dos Estados Unidos “pegou a pessoa errada”.
Atirador-Fake-Trump-piada
Montagem g1
Insulta eleitores
Viralizou nas redes sociais um vídeo no qual o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, supostamente xinga eleitores durante pronunciamento após desistir da corrida eleitoral de 2024. No vídeo, é atribuída a Biden uma fala que ele não disse. Uma voz similar à do democrata xinga os eleitores e faz declarações homofóbicas.
Fake-discurso-Biden-xingamentos
Montagem g1
Veja agora o que é #FATO

g1
Atirador no telhado
Viralizou no X e no Youtube um vídeo que flagrou Thomas Matthew Crooks em um telhado minutos antes de tentar matar o ex-presidente Donald Trump a tiros durante comício na Pensilvânia, no sábado (13). É #FATO.

g1
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.