Defesa Civil coloca Vale do Paraíba em ‘alerta’ no mapa de risco de incêndio nos próximos dias


Comunicado foi divulgado nesta quinta-feira (29) e alerta vale até a próxima segunda (29). Cidades do Vale ficam em alerta para queimadas nos próximos dias, aponta Defesa Civil de SP
Bruno Kelly/Reuters
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, nesta quinta-feira (25), um comunicado alertando para os riscos de incêndios nos próximos dias em todo o território paulista. No Vale do Paraíba, o estado é de alerta até a próxima segunda-feira (29).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com a Defesa Civil, os níveis de risco são classificados como ‘baixo’, ‘alto’, ‘alerta’ e ‘emergência’. No Litoral Norte, o risco deve ficar entre ‘baixo’ e ‘alto’ no mesmo período.
Na terça-feira (30), a segundo o mapa divulgado pelo órgão, o risco deve ser nulo na região, sendo concentrado somente no noroeste do Estado, nas regiões de Andradina, Araçatuba e Barretos, por exemplo.
A explicação para o risco elevado de incêndios florestais é a ausência de chuva e a baixa umidade relativa do ar em todo território paulista.
Comunicado da Defesa Civil coloca Vale em alerta para risco de incêndios nos próximos dias
Reprodução/Defesa Civil de SP
A Defesa Civil informou ainda que os mapas de risco para incêndios indicam gande possibilidade para queimadas, sendo que as regiões podem sofrer variações de temperatura com a amplitude térmica e com a umidade relativa do ar abaixo de 30%, como é o caso do Vale do Paraíba.
Com a baixa umidade do ar, a Defesa Civil orienta que as pessoas tenham cuidado com a saúde, com hidratação constante. Beber bastante líquido e se proteger do sol também é um dos cuidados recomendados, além de evitar praticar atividades físicas ao ar livre nos horários mais críticos do dia.
Prevenção a queimadas
O órgão informou ainda que algumas medidas devem ser adotadas pela população para evitar incêndios. Entre as orientações estão:
Não colocar fogo em áreas de vegetação seca;
Não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias;
Não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo;
Não queimar lixo; e
Não soltar balão.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.