Negros são maioria dos empreendedores brasileiros e criam negócios para a própria comunidade; veja


O Globo Repórter desta sexta-feira (12) explorou o mercado dos empreendedores brasileiros. Um estudo feito pelo Sebrae, revelou que os negros representam 52% desse mercado. Negros são maioria dos empreendedores brasileiros e criam negócios para a própria comunidade
O Globo Repórter desta sexta-feira (12) explorou o mercado dos empreendedores brasileiros. Um estudo feito pelo Sebrae, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – a PNAD – revelou que os negros representam 52% desse mercado. Para Adriana Barbosa, fundadora do Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, o empreendedorismo para a população negra se dá desde o fim da escravidão.
“Mais de 130 e poucos anos atrás, quando teve uma abolição inacabada e essa população não foi inserida no mercado de trabalho formal logo de imediato e essa população precisa de alguma forma sobreviver”, destaca.
Ainda assim, de acordo com Adriana, há um importante processo de transformação em andamento.
“Hoje a maioria do empreendedor negro ainda é pela necessidade, mas tem o empreendedorismo liderado, sobretudo, por jovens negros por vocação, que escolhem um mercado para empreender, e o empreendedorismo por engajamento racial, que são pessoas pretas, que olham o tamanho do potencial de consumo da população negra no Brasil e vão empreender em soluções para atender essa demanda de mercado”.
Negros são maioria dos empreendedores brasileiros e criam negócios para a própria comunidade
Reprodução/TV Globo
História do Maurício
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Maurício Delfino é formado em Administração de Empresas, tem pós-graduação e, hoje, é um empresário de sucesso. Ele cresceu na Cohab de Carapicuíba, uma região periférica de São Paulo.
“Depois que a minha vida profissional aconteceu, eu comecei a viajar para o exterior, conhecer Europa, Estados Unidos, um monte de países e mesmo assim, quando eu estava sentado, conversando com determinadas pessoas que tiveram uma origem diferente da minha, eu tenho às vezes a sensação de que ele está no térreo e eu saí lá do subterrâneo para estar igual a ele”, comenta.
Muitos caminhos trouxeram Maurício até aqui.
“Em 2017, eu falei: poxa, eu não quero mais trabalhar para alguém. Eu quero ter meu próprio negócio”.
Casado com a Michelle há 12 anos, ele estava viajando com ela, quando decidiu empreender.
“Minha mulher sempre voltava com malas de coisas, principalmente ligado à pele e cabelo, e eu falava, mas por que que tem que levar esse monte de coisa para casa, né? Ela falava: ‘no Brasil não tem, quando tem é caro’. Foi aí que me deu um estalo. Eu falei, olha, eu vou criar uma marca para pensar produtos para a comunidade negra”.
Após estudar o mercado e criar um plano de negócio detalhado, o casal de afro-empreendedores investiu em produtos para a comunidade negra. E a ideia deu certo. Veja no vídeo acima.
“Eu sou o cara que vi e senti o cheiro do cabelo sendo queimado na cozinha de casa, as mulheres alisando o cabelo para serem aceitas na sociedade. Eu estou falando basicamente da minha avó, mãe, tia, irmãs, primas, sobrinhas. Uma família muito numerosa e majoritariamente de mulheres negras”.
Casal de afro-empreendedores faz sucesso com produtos para a comunidade negra
Reprodução/TV Globo
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