Jacareí lança ‘botão de pânico’ para atender mulheres vítimas de violência doméstica; entenda como funciona


Ferramenta é voltada para as mulheres que possuem medida protetiva na Lei Maria da Penha. Prefeitura lança ‘botão do pânico’ para vítimas de violência doméstica em Jacareí, SP
Divulgação/Prefeitura de Jacareí
A Prefeitura de Jacareí anunciou o lançamento do aplicativo ‘Botão de Pânico’, voltado ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica na cidade.
De acordo com a Prefeitura, o aplicativo é destinado às mulheres que possuem medida protetiva no âmbito da Lei Maria da Penha.
Quando acionado, o botão avisa a central de atendimento da Guarda Civil Municipal (GCM) de Jacareí, que deve prestar o apoio imediatamente, enviando viatura ao local onde a vítima está.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Os guardas civis também recebem todas as informações da vítima e do agressor. Após o primeiro atendimento à assistida, a equipe da Patrulha Maria da Penha assume a ocorrência em conjunto, prestando todo o apoio necessário.
Na cidade, segundo o balanço da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, são 45 mulheres assistidas pela equipe da Patrulha Maria da Penha atualmente.
Segundo a Prefeitura, as mulheres interessadas precisam passar pelo atendimento do Programa Família Segura, localizado na Avenida Major Acácio Ferreira, número 432, no Centro.
No local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, as mulheres receberão as instruções para ter acesso ao ‘Botão do Pânico’.
As mulheres que se sentirem em situação de perigo podem acionar a escolta da Guarda Civil Municipal voltada para a violência doméstica. O telefone é o 153 e funciona 24 horas por dia.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.