Comerciante que encontrou sucuri gigante morta também filmou pele de cobra em lago; VÍDEO


Os dois registros foram feitos pelo empresário no lago de Porto Nacional. Mudança de pele é algo comum na vida das cobras, mas não se sabe se são dois animais diferentes ou o mesmo. Comerciante encontra pele de cobra presa à vegetação de lago
O empresário Agnaldo Teles Barbosa, de 44 anos, contou ao g1 que dias antes de encontrar o corpo da jiboia gigante que viralizou nas redes sociais, tinha feito outro registro curioso ao avistar a pele de uma cobra presa à vegetação na água.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Os dois casos foram registrados no mesmo lago no rio Tocantins, em Porto Nacional, mas a pele foi avistada antes, no dia 15 de junho. Nas imagens publicadas pelo empresário é possível ver que o animal que trocou de pele também era bem grande.
A mudança de pele, chamada de ecdise ou muda, é um processo natural e ocorre regularmente ao longo da vida das cobras. Não se sabe se a pele seria de outro animal ou da mesma sucuri-verde encontrada morta no último domingo, dia 30 de junho.
“Essa troca de pele, composta por queratinas, por possuir leveza podem ser encontrada boiando na água. Quando as serpentes são filhotes trocam de pele com mais frequência, isso porque se alimentam com a mesma intensidade de trocas. Já um indivíduo adulto chega a trocar entre 4 a 6 vezes por ano em algumas espécies”, explicou a bióloga Raiany Cruz.
Comerciante encontra pele de cobra presa à vegetação de lago
Arquivo Pessoal
Cobra morta pode chegar a 7 metros
De acordo com a bióloga herpetóloga, Raiany Cruz, a cobra morta é da espécie eunectes-murinus pode chegar a até sete metros de comprimento. Embora o tamanho delas seja assustador, a espécie não possui veneno. O perigo que elas podem apresentar é somente quando vão se defender ou caçar.
O comerciante está acostumado a navegar pela região e diz que às vezes sente um pouco de medo, mas considera que não há perigo em observar os répteis de longe. “É tranquilo. Cobra não mexe com a gente, a menos que se sinta ameaçada”, afirma.
Após o vídeo da cobra gigante morta viralizar, Agnaldo diz que recebeu ligações e comentários de pessoas de várias partes do país interessadas na história. Outras pessoas não acreditaram que a imagem fosse real. “Contratei um pescador para encontrar a cobra e mostrar que sou homem de palavra”, afirma o empresário.
LEIA MAIS
Comerciante filma cobra gigante morta durante passeio de barco: ‘Para quem gosta de banhar no lago’
Cobra gigante encontrada morta em lago é uma sucuri-verde que pode chegar a 7 metros, diz bióloga
Corpo de cobra boiando em lago
Homem registra cobra gigante boiando no Lago de Palmas
A gravação que viralizou foi feita no final de semana, próximo ao atracadouro onde ficavam as balsas, no lago de Porto Nacional. No vídeo, o empresário Agnaldo Teles Barbosa brinca: “Para quem gosta de banhar no lago”.
Os rios e lagos do estado possuem uma fauna diversificada e alguns animais acabaram chamando atenção e rendendo boas histórias. Em 2023, por exemplo, uma sucuri morreu engasgada após tentar engolir um cachorro.
“Esse lago aqui de Porto também tem jacaré grande demais, principalmente beirando a ponte. Quando estavam construindo a ponte havia jacarés grandes. Esse lago esconde muito bicho aí. A gente que é corajoso de banhar. Eu mesmo banho direto nesse meio desse rio aí, mas é confiando na sorte”, comentou.
Meses depois, um jacaré foi devorado por piranhas em um lago. Já em 2024, outro jacaré chamou atenção após parar o trânsito no sul do estado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.