Plantio de soja no Tocantins está proibido até setembro para evitar pragas


Nesse período devem ser realizados serviços de fiscalização e orientação. O plantio no Tocantins é liberado apenas para pesquisa em terras altas e produção de soja sementes. Plantação de soja no Tocantins
Secom/Divulgação
O período do vazio sanitário da soja começa nesta segunda-feira (1º). Os produtores rurais estarão proibidos de plantar em lavouras de sequeiro no Tocantins até o dia 30 de setembro. A medida é feita para prevenir a ferrugem asiática, uma praga que prejudica o desenvolvimento dos grãos de soja.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo o estado, a safra 2023/2024 tem uma área plantada de soja de 1.418.595 hectares. Foram cadastradas na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) 2.793 propriedades com cultivo da oleaginosa no Tocantins.
LEIA TAMBÉM
Prazo de inscrição para receitas do Festival Gastronômico é prorrogado até 3 de julho
Mega-Sena: Aposta de Araguaína ganha R$ 40 mil ao acertar cinco números
Acidentes envolvendo postes deixam famílias de luto: ‘Não desejo para ninguém passar por essa dor’, diz irmã de vítima
A responsabilidade pela eliminação de plantas vivas de soja voluntárias ou não é exclusivamente dos produtores ou dos ocupantes da área, segundo a Adapec. O produtor que não destruir as plantas por meio químico ou mecânico, estará sujeito a sanções.
Ao longo dos meses, a Agência deve realizar ações de monitoramento e fiscalização para evitar plantas vivas de soja durante o vazio sanitário.
Plantio para pesquisa
Nesse período de vazio o cultivo de soja é liberado apenas para fins de pesquisa em terras altas e produção de soja sementes, sementes para uso próprio e pesquisa ou ensino nas Planícies Tropicais sob sistema de subirrigação.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.