Vale e região fecham maio com saldo positivo de empregos e somam 15,2 mil novos postos de trabalho em 2024


Dados foram divulgados pelo Caged nesta quinta-feira (27). Setor de serviços puxa geração de empregos na região neste ano. Vale do Paraíba e região acumulam mais de 15,2 mil empregos neste ano
Agência Brasília
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na tarde desta quinta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho, mostram que o Vale do Paraíba e região bragantina geraram, no mês de maio, 258 novos empregos com carteira assinada.
De acordo com o levantamento, dos cinco setores analisados pelo Caged, três tiveram saldos positivos em maio deste ano: destaque para a indústria, que teve 328 novos postos de trabalho, seguida pelo setor de serviços com 261 e a agropecuária com 64.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Por outro lado, o comércio e a construção civil puxaram a lista de saldo negativo do emprego em maio na região. Segundo os dados, o comércio perdeu 349 empregos no mês passado, enquanto a construção teve saldo negativo de 46 postos de trabalho.
Apesar do saldo positivo baixo no mês passado, a região acumula mais de 15,2 mil empregos gerados nos primeiros cinco meses deste ano.
De acordo com o Caged, o saldo de 15.253 empregos formais neste ano é 20% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Na ocasião, a região somou 12.708 empregos entre janeiro e maio de 2023.
Neste ano, o setor que mais se destaca na geração de empregos com carteira assinada é o de serviços, com 12.255 empregos até então. A indústria, com 2.720 postos de trabalho, aparece em segundo lugar, seguida pela construção civil, com 1.260. A agropecuária acumula o saldo positivo de 1 emprego gerado no ano.
O único setor que apresenta saldo negativo no ano na região é o comércio. Segundo os dados do Caged, o setor comercial fechou 983 empregos neste ano no saldo das 46 cidades da região.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.