Demora na manutenção das telas de proteção das praias preocupa comerciantes: ‘Serviço mal feito’


Renovação das telas começou no início de junho, mas serviço não foi finalizado. Ataques de piranhas foram registrados no início do mês. Comerciantes reclamam da falta de manutenção das telas de proteção nas praias da Capital
A demora na manutenção das telas de proteção das praias de Palmas tem preocupado comerciantes e banhistas. Nessa época do ano o movimento de frequentadores aumenta, mas o risco de ataques de piranhas assusta turistas, além dos pais e responsáveis por crianças pequenas.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A proteção das telas faz parte das normas técnicas de segurança determinadas pelo Corpo de Bombeiros. O cumprimento das regras é obrigatório, mas nem todas as praias seguem as normas.
Segundo alguns comerciantes ouvidos pela TV Anhanguera, a Praia do Caju recebe manutenção todos os anos, mas as novas telas não duram muito tempo.
“Todo ano tem essa tela provisória e não resolve o problema. Passa o mês de julho, é a mesma coisa continuam os ataques de piranha aí. Porque eles [a prefeitura] colocam a tela rente com a água. O banhista pula para o outro lado e acaba descendo a tela e a piranha entra e ataca”, afirma o comerciante Cardozino Ramos dos Santos.
Praias de Palmas continuam sem telas de proteção
Reprodução/ TV Anhanguera
A Prefeitura de Palmas informou que a manutenção das telas é feita periodicamente e que começou o processo de instalação das telas na primeira semana de junho, nas praias do Prata e do Caju. A estimativa é que esse serviço nas quatro praias seja finalizado antes do início de julho.
LEIA MAIS
Apenas uma praia de Palmas está com situação regular e dentro das normas de segurança, diz Bombeiros
Telas de proteção de praias começam a receber manutenção após ataques de piranhas a banhistas
Criança é atacada por piranha em praia, e mãe reclama da falta de manutenção das telas de proteção: ‘Está tudo solto’
O comerciante disse que foi até a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos do município acompanhando de outros empreendedores da praia para cobrar a manutenção das telas e e foi informado de que não havia nenhum pedido de renovação das telas protocolado na secretaria.
“Todo mundo fala: as piranhas atacam [as pessoas] na Praia do Caju, mas é porque tem um serviço mal feito. Se fizer um serviço bem feito, vai resolver o problema de uma vez. Não é tapear, tem que solucionar o problema”, reclama Cardozino.
O que diz a Prefeitura de Palmas
A Prefeitura de Palmas informa que a manutenção nas quatro praias da Capital, sob a gestão municipal, é realizada periodicamente pelas equipes técnicas da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Com relação à instalação das telas de proteção, a Seisp informa que iniciou o processo na primeira semana do mês de junho, pela praia do Prata e seguiu, ainda nos últimos dias, para a praia do Caju. A estimativa da pasta é que o serviço nas quatro praias seja concluído até o fim do mês.
Quanto à reforma dos pavimentos na praia das Arnos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) informa que está com o processo de compra do material necessário em andamento para a retomada das obras.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.