“Quanta coisa o Lixo é”: Espetáculo infantil chega ao Vale do Paraíba


Ao todo serão 42 apresentações da peça da Cia UsFulano, de Arujá SP A Cia UsFulano, de Arujá / SP, formada pelos atores Nilton Marques e Sandro Gattone (Tv Cultura) realiza circulação pelo Vale do Paraíba com o espetáculo infantil “Quanta coisa o Lixo é”.
Cia UsFulano
Cia UsFulano
O projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo do estado de São Paulo já esteve na cidade de Natividade da Serra, apresentando gratuitamente em escolas e espaços públicos. Em julho a companhia se apresenta em Bananal, e até o final de 2024 passa pelos municípios de Arapeí, Santa Branca, Cunha, Areias e São José do Barreiro. Ao total serão 42 apresentações.
“O principal objetivo do projeto é ampliar o acesso à cultura, especialmente para as camadas da população menos assistidas ou excluídas do exercício de seus direitos culturais. Além disso, buscamos promover a conscientização sobre questões ambientais, utilizando a arte como ferramenta de inclusão social, e a parceria de financiamentos públicos possibilita essas manifestações artísticas e consequentemente o acesso à cultura passa a ser mais democrático, viabilizando a todos que praticam e apreciam a arte”. (Nilton Marques, ator e diretor do espetáculo)
A peça, que estreou em 2022 e já se apresentou para mais de 6 mil crianças no estado de São Paulo e também em Santa Catarina, rodando em escolas, mostras e festivais de teatro e também na Rede Sesc, trata de um tema comum a todos: O LIXO.
Cia UsFulano
Cia UsFulano
Cia UsFulano
Cia UsFulano
Cia UsFulano
Cia UsFulano
Cia UsFulano
Cia UsFulano
Será que tudo o que jogamos fora não serve para mais nada mesmo? É possível reutilizar esses materiais de outra forma?
Na peça dois amigos, que trabalham como coletores de lixo, descobrem através dos materiais descartados a possibilidade de transformá-los em bonecos, brinquedos e elementos lúdicos.
Por meio de uma grande brincadeira esses personagens se divertem e, ao mesmo tempo, pensam em um consumo responsável, na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente.
” Apesar de termos a sensação de que muito já se foi dito sobre o assunto, o lixo ainda é um dos grandes problemas enfrentados nos dias de hoje, principalmente pela quantidade exorbitante gerada devido ao consumo constante no nosso dia a dia. Abordar o tema da sustentabilidade é um grande desafio, por isso, nesse espetáculo buscamos fazê-lo de forma que o assunto não se tornasse maçante ou que fosse entendido como uma lição de moral. Escolhemos abordá-lo de forma leve e lúdica para acessar as crianças, nosso público-alvo, de forma espontânea e incentivando o brincar” (diz Nilton Marques).
A linguagem do espetáculo, através de uma dramaturgia muito mais visual do que falada, serve como ferramenta fundamental para fazer a criança se interessar pelo assunto de forma natural e orgânica, despertando nelas a vontade de reproduzir os bonecos e elementos mostrados na peça, e assim consequentemente, ensinando-as a reciclar e ressignificar o material que seria descartado naturalmente.
“Para a preservação do meio ambiente, o lixo deve ser considerado como uma questão de toda a sociedade e não um problema individual” (Sandro Gattone, ator e cenógrafo do espetáculo).
A Cia UsFulano é composta pelos atores NILTON MARQUES e SANDRO GATTONE, que atuam há mais de 12 anos na cena do teatro paulistano, com pesquisa no Teatro de Animação e de Bonecos. Em TV, fizeram parte do elenco de vários programas infantis da TV CULTURA, tais como: Cocoricó, Tá Certo?, Que Monstro te Mordeu, Casakadabra, Quintal da Cultura e Piano Mágico da Ju.
Cia UsFulano
Cia UsFulano
Cia UsFulano
Cia UsFulano
Cia UsFulano
Cia UsFulano
Cia UsFulano
Cia UsFulano
Cia UsFulano
Cia UsFulano
Algumas apresentações contam com intérprete de libras e áudio-descrição, garantindo a acessibilidade do projeto.
Para saber mais detalhes da agenda completa dessa Circulação fiquem de olho no Instagram da Cia: @ciausfulano ou através do e-mail: [email protected]
Adicionar aos favoritos o Link permanente.