É #FAKE que Jornal Hoje indicou marca de suplemento alimentar


Um vídeo adulterado com um áudio gerado por inteligência artificial induz o leitor a acreditar se tratar de conteúdo do Jornal Hoje, o que não é verdade. É #FAKE que Jornal Hoje indicou marca de suplemento alimentar
Arte/g1
Circula nas redes sociais um vídeo segundo o qual o Jornal Hoje teria indicado uma marca de suplemento alimentar. É #FAKE.

g1
Na alegação falsa, vozes adulteradas enganam o usuário ao fazer parecer que o Jornal Hoje está endossando um suplemento alimentar “recomendado” e “criado” pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
O áudio falso diz: “O Renova Gold é um produto recomendado para mulheres que querem rejuvenescer sua aparência (…) A Anvisa criou um suplemento para ajudar as pessoas a cuidar da pele”. A mensagem ainda promete “acabar com as rugas de verdade”.
O vídeo insere um áudio falso —produzido por inteligência artificial— em uma reportagem do Jornal Hoje de 17 de junho, sobre um estudo do Netlab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A reportagem do JH alertava justamente para golpes usando inteligência artificial. Confira aqui e também mais abaixo.
A Anvisa não recomenda suplementos alimentares nem cabe à agência federal a criação de produtos.
Em seu site, a Anvisa alerta “para propagandas de produtos com promessas milagrosas, veiculadas na internet e em outros meios de comunicação, como rádio e TV, que prometem prevenir, tratar e curar diversos tipos de doenças e agravos à saúde, além de melhorar problemas estéticos”.
A agência recomenda que os consumidores não comprem nem usem suplementos alimentares que prometem, entre outros, a diminuição de rugas —como o produto que adulterou o conteúdo do Jornal Hoje.
Veja abaixo a reportagem original, de 17 de junho:
Estudo alerta para golpes com uso de inteligência artificial
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.