Prefeitura de Jacareí (SP) prorroga por mais um ano intervenção na Santa Casa


Medida acontece cerca de dois meses a própria administração anunciar fim de intervenção. De acordo com a prefeitura, a renovação foi necessária porque o projeto de lei para devolver a administração da unidade à Irmandade ainda não foi votado na Câmara Municipal. Santa Casa de Jacareí
Rauston Naves/TV Vanguarda
Mais de dois meses depois de anunciar o fim da intervenção do município na Santa Casa de Jacareí, a prefeitura da cidade voltou atrás e prorrogou a intervenção no hospital por um ano. O comunicado foi emitido nesta quarta-feira (19).
De acordo com a Prefeitura de Jacareí, a decisão foi necessária porque o projeto de lei para devolver a administração da unidade à Irmandade ainda não foi votado na Câmara Municipal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A Santa Casa está sob intervenção da gestão municipal desde 2003. Na época, a medida foi tomada porque o hospital passava por uma crise financeira, com dívidas de cerca de R$ 30 milhões.
No início de abril deste ano, porém, a prefeitura anunciou o fim da intervenção alegando que as dívidas fiscais e trabalhistas tinham sido pagas e que, por isso, não havia mais motivos para o município seguir gerindo a unidade.
Na ocasião, a Prefeitura de Jacareí mandou um projeto de lei para a Câmara dos Vereadores, que ainda não colocou a medida para votação.
Por conta disso, a gestão municipal fez um decreto prorrogando a intervenção por mais um ano. Sob comando da Santa Casa, a prefeitura vai pedir o benefício do SUS Paulista para a Secretaria Estadual de Saúde.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
No comunicado desta quarta-feira (19), a prefeitura informou também que, caso o projeto de lei seja aprovado na Câmara dos Vereadores, a intervenção será encerrada. O g1 acionou a Câmara de Jacareí e aguarda um retorno.
Prefeitura anuncia fim da intervenção da Santa Casa de Jacareí
Santa Casa de Jacareí
A Santa Casa de Misericórdia de Jacareí foi inaugurada em 1861, mas passou por diversos problemas financeiros, até acontecer a intervenção pela prefeitura, em 2003. A unidade é considerada uma referência para atendimento de saúde dos moradores de Jacareí, Santa Branca e Igaratá.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.