Veja como é a casa feita 90% com bambu no meio da Mata Atlântica no Litoral Norte de SP


Com capacidade para abrigar cinco pessoas, a casa é considerada sustentável e fica a três quilômetros de uma praia da cidade. Projeto prevê construção de mais três imóveis. Como é casa feita 90% com bambu no meio da Mata Atlântica do Litoral Norte de SP
Divulgação/Bangalô Surucuá
Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, é um dos principais destinos do país para as pessoas que gostam de natureza. Algumas acomodações da cidade, inclusive, favorecem justamente esse contato direto com o meio ambiente – é o exemplo de uma casa feita predominantemente com bambu e que fica no meio da Mata Atlântica.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A casa é formada 90% pela planta, que é renovável e considerada muito eficiente para a construção. Desde as paredes até pequenos detalhes e decorações do imóvel são feitos de bambu, como mesas, escadas, apoios, entre outros móveis.
Como é casa feita 90% com bambu no meio da Mata Atlântica do Litoral Norte de SP
Reprodução/TV Vanguarda
Ela fica em uma região dominada pela Mata Atlântica, em um bairro chamado Cambucá, entre as praias da Puruba e Ubatumirim – a última tem uma distância de cerca de 3 quilômetros para o imóvel.
“O que me impressiona muito é a versatilidade e a beleza do bambu. Sem contar a sustentabilidade, o manejo, a colheita. A gente aproveitou todos os bambus que foram cortados. Pequenos pedaços viraram alguma coisa. A gente não teve caçamba. A gente usou todo o material. Essa foi uma das grandes vantagens que a gente achou. É bem legal”, explica o dono da casa, o empresário e construtor Bruno Motta.
Como é casa feita 90% com bambu no meio da Mata Atlântica do Litoral Norte de SP
Divulgação/Bangalô Surucuá
De acordo com ele, a casa foi construída para ser alugada. O projeto prevê a construção de mais três casas iguais, com a mesma estrutura de bambu.
“Eu fiz uma viagem para a Austrália e conheci a permacultura e bioconstrução. Voltei engajado nisso, mas inicialmente era um hobby. Comecei a fazer alguns cursos e decidi construir esse bangalô para alugar”, afirma Motta.
‘Sobrevida’ apresenta iniciativas de sustentabilidade
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
O primeiro imóvel foi inaugurado no final de 2019. Ele e a família se mudaram para o local como um teste, para avaliarem se a casa estava pronta. Com o bangalô aprovado, ele foi colocado para aluguel em março de 2020, pouco antes do início da pandemia da Covid-19.
“A pandemia foi ótima nesse sentido, porque como o bangalô fica no meio de uma floresta, muita gente procurou para se isolar mesmo. Tínhamos reservas para todos os dias, inclusive durante a semana. Algumas pessoas chegaram a morar aqui.”
Como é casa feita 90% com bambu no meio da Mata Atlântica do Litoral Norte de SP
Divulgação/Bangalô Surucuá
A casa tem cerca de 42 metros quadrados e seis metros de altura. São dois quartos, com camas para cinco pessoas. Uma diária no local custa em média R$ 400.
Planta renovável, o bambu é uma das espécies que pode ser cortada no Brasil, desde que não esteja em parques ou áreas de proteção permanente. O material é considerado pronto para construção e, por isso, é muito usado na bioconstrução, que não degrada o meio ambiente.
Como é casa feita 90% com bambu no meio da Mata Atlântica do Litoral Norte de SP
Reprodução/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.