É #FAKE vídeo em que Zezé Di Camargo recomenda produto para gordura no fígado


Publicação fraudulenta adulterou vídeo original que mostrava cantor falando de outro assunto e inseriu um áudio falso, criado por inteligência artificial. Anvisa desmente que produto tenha registro como medicamento; médico da Sociedade Brasileira de Hepatologia aponta alegações falsas. É FAKE vídeo em que Zezé di Camargo recomenda medicamento para fígado
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo em que o cantor Zezé Di Camargo recomenda o produto Fignar para tratamento de gordura no fígado. É #FAKE.

g1
A publicação aparece como anúncio publicitário em plataformas sociais: “Fignar gotas com sua composição natural e eficácia comprovada na eliminação de gordura no fígado, não possui contraindicações, livre de efeitos colaterais, tem autorização da Anvisa e a garantia de 90 dias (…).” No vídeo que acompanha o texto, uma voz que imita a de Zezé Di Camargo diz que ele recomenda o medicamento.
A publicação é falsa. Zezé Di Camargo informou, por meio de sua assessoria, que não publicou nenhum vídeo com esse teor.
A montagem adulterou um vídeo publicado nas redes sociais do cantor, de 6 de novembro de 2021, em que ele lamentava a morte de Marilia Mendonça. Os fraudadores que criaram o vídeo falso trocaram o áudio original por outro que imita a voz do cantor —como se ele recomendasse o produto. Duas ferramentas de detecção apontaram que esse áudio foi gerado por inteligência artificial.
Citada na mensagem falsa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que não há medicamentos registrado na Anvisa com o nome Fignar. Segundo a agência, somente medicamentos registrados podem fazer alegações terapêuticas, pois, para isso, os fabricantes devem comprovar a sua eficácia, segurança e qualidade.
O Fato ou Fake procurou a empresa responsável pelo Fignar e não obteve resposta.
Raymundo Paraná, professor titular de Gastro-Hepatologia da Universidade Federal da Bahia e membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), apontou as alegações falsas da publicação e recomendou que os consumidores denunciem esse tipo de conteúdo. Veja o resumo do que ele disse:
Denúncia: Raymundo Paraná orienta os consumidores a denunciar esse tipo de publicação. “Eles devem denunciar a todos os órgãos competentes, não só às sociedades de especialidades, como a Sociedade Brasileira de Hepatologia, para que ela tome também as providências junto ao setor regulatório, mas também à Anvisa. As redes sociais e a internet estão inundadas dessas falsas promessas. Os pacientes estão tomando caminhos equivocados, demorando para tratar sua doença e, muitas vezes, piorando e adoecendo por causa desses tratamentos.”
O que é gordura no fígado: O professor explica que esteatose hepática, ou seja, gordura do fígado, é bastante frequente na população. “Cerca de 30 a 50% dos pacientes adultos têm gordura no fígado. Isso se associa ao sobrepeso corporal”, disse. Os pacientes com gordura no fígado têm chance aumentada de desenvolver esteato-hepatite, uma doença que pode levar à cirrose e ao câncer de fígado. O especialista aponta que o melhor tratamento para gordura no fígado é atividade física e perda de peso.
Componentes sem comprovação científica: O especialista afirma que os componentes do produto falso não têm qualquer comprovação científica. “Chlorella: nenhuma relação com melhora do fígado. Metionina já foi estudada, também não tem. Colina já foi estudada, também não tem efeito positivo, não é prescrita por nenhum hepatologista. Não se encontra em nenhum guideline, nenhum algoritmo ou nenhuma recomendação das sociedades de hepatologia internacional, seja a europeia, a americana, a latino-americana, e a Sociedade Brasileira de Hepatologia também não referenda o seu uso”, diz.
É FAKE vídeo em que Zezé di Camargo recomenda medicamento para fígado
Reprodução
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.