É #FATO que barragem voltou a apresentar risco de ruptura iminente no RS


Governo do estado alertou que são necessárias ‘providências para preservar vidas. É #FATO que barragem voltou a apresentar risco de ruptura iminente no RS
Reprodução
Circula nas redes sociais a informação de que a Usina Hidrelétrica Bugres, na Barragem Salto, localizada na cidade de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, estaria em “nível de emergência”, voltando a apresentar “risco de ruptura iminente”, em alerta feito pelo governo do Rio Grande do Sul. Essa informação é #FATO.

O governo do estado fez esse aviso nesta quarta-feira, alertando sobre a necessidade de “providências para preservar vidas”. Além desse aviso, há também outros quatro para “níveis de alerta” em outras quatro barragens, das usinas hidrelétricas 14 de Julho (em Cotiporã e Bento Gonçalves) e Dona Francisca (em Nova Palma) e das chamadas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) de Salto Forqueta (em São José do Herval/Putinga) e Salto do Guassupi (em São Martinho da Serra).
O “nível de alerta” ocorre “quando as anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança”. Além desse, também há o “nível de atenção”, “quando as anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo”, segundo o governo gaúcho.
No momento, a UHE Canastra (em Canela, na Serra Gaúcha) e as PCH’s Furnas do Segredo (em Jaguari), Quebra Dentes (Quevedos), Cachoeira Cinco Veados (São Martinho da Serra) e Rincão de São Miguel (também em Quevedos) estão sob “nível de atenção”.
Todas essas barragens estão sob responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além dessas, há outras que estão sendo monitoradas pelo estado, mas que são responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
Quatro delas estão sob “nível de alerta”: Capané (Cachoeira do Sul), São Miguel (Bento Gonçalves) e Saturnino de Brito (São Martinho da Serra). Já as barragens do Saibro (Viamão), Filhos de Sepé (também em Viamão), Assentamento PE Tupi (Taquari) e Santa Lúcia (Putinga) estão sob “nível de atenção”.
É #FATO que barragem voltou a apresentar risco de ruptura iminente no RS
Reprodução
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.