É #FAKE que doações tenham sido retidas na Ulbra de Canoas para visita de Lula


O Fato ou Fake mostrou o vídeo para a assessoria da Ulbra, que desmente as alegações falsas. Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que afirma que a informação é falsa. Lula foi ao estado em três ocasiões e em nenhuma delas visitou a Ulbra e não há previsão de visita. É #FAKE que doações tenham sido retidas na Ulbra até visita de Lula
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem aponta para o prédio da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas, no Rio Grande do Sul, e afirma que doações para vítimas da tragédia que atingiu o estado estão sendo retidas para aguardar a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É #FAKE.
Veja o que é #FATO e o que é #FAKE sobre a tragédia no Rio Grande do Sul

g1
No vídeo, o homem diz: “Bom dia galera de Pederneiras, Bariri , Itaju. Eu quero esclarecer um ponto. Nós acabamos de chegar aqui em Canoas. Mandaram a gente vir na faculdade aqui da Ulbra para fazer a triagem para ver o que que a gente vai fazer com as doação, com as coisa. Então, se tiverem que doar dinheiro, tiverem que doar mantimento, mandar alguma coisa, mandem para as entidade civis da cidade, para a população que tá se organizando. Porque aqui dentro dessa faculdade, desse prédio de vidro aqui, ó, tá todos os andares cheios, estocados. Tão escondendo o mantimento porque diz que o sapo barbudo vai vir aqui hoje, para tirar foto na frente dos mantimento, para falar que é o governo que tá bancando, certo? Acabamos de ter essa informação lá dentro do prédio. Então mandem para os institutos civil, tá? Porque lá pro resgate onde a gente tá indo tem tem três pessoas resgatando e tem 20 tirando foto e filmando para se promover e ganhar seguidor. Então é para vocês ver a realidade que dá dentro da faculdade da Ulbra aqui em Canoas, Rio Grande do Sul.”
O Fato ou Fake mostrou o vídeo para a assessoria da Ulbra, que desmente as alegações falsas.
A instituição afirma que o primeiro andar (e apenas o primeiro andar) está sendo usado para armazenar os donativos que chegam para serem distribuídos aos mais de 6 mil desabrigados pelas enchentes que recorreram às instalações da universidade para se abrigarem.
“São falsas as acusações de que as mercadorias estão sendo guardadas para qualquer outra finalidade que não atender os mais de 6 mil desabrigados. A gestão dos donativos está sendo compartilhada com órgãos públicos, como Prefeitura, Defesa Civil, Ministério Público, Governo do Estado e autoridades policiais.”
Além disso, o presidente Lula não visitou a Ulbra em Canoas. E o prédio em que estão os donativos recebe diariamente a visita de autoridades e da própria imprensa.
O Fato ou Fake também mostrou o vídeo para a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, que afirma que a informação é falsa.
“Não há qualquer tipo de retenção das doações encaminhadas ao Rio Grande do Sul. Desde o início da tragédia climática, o presidente Lula foi ao estado em três ocasiões e em nenhuma delas visitou à Ulbra, conforme é possível confirmar nas agendas públicas disponíveis nos links abaixo. Também não há previsão desta visita”, diz a pasta.
Veja a agenda do presidente aqui, aqui e aqui.
“A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República repudia a publicação de fake news em um momento como esse”, diz a pasta.
É #FAKE que doações tenham sido retidas na Ulbra até visita de Lula
Reprodução
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.