Após manutenção, caminhão que transporta carga de 600 toneladas na Dutra prevê retomar operação nesta quarta-feira (14)


O veículo com carga especial precisou fazer uma pausa em Pindamonhangaba entre segunda (12) e terça-feira (13) por conta de um problema mecânico, mas agora está pronto para seguir o percurso. Caminhão que transporta carga de 600 toneladas na Dutra.
Deonisio Bizerra/Megatranz Transportes
O caminhão responsável por transportar uma carga gigante de mais de 600 toneladas e 100 metros de comprimento na rodovia Presidente Dutra deve retomar a operação nesta quarta-feira (14).
Desde segunda-feira (12), o veículo está parado em um posto de Pindamonhangaba. A ideia era retomar o percurso na manhã de terça (13), mas um problema mecânico adiou o planejamento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O problema foi solucionado ao longo da terça-feira e, com isso, a empresa responsável pelo transporte confirmou que a operação continua a partir de 9h30 de quarta-feira.
Caminhão que transporta carga de 600 toneladas na Dutra.
Deonisio Bizerra/Megatranz Transportes
Segundo a empresa, o caminhão seguirá até Canas, outra cidade da região do Vale do Paraíba, onde também fará uma pausa em um posto de combustível, até quinta-feira (15).
O caminhão com a carga especial partiu de Jundiaí (SP) no dia 28 de abril e seguirá até Itaguaí, no Rio de Janeiro. O percurso total tem cerca de 700 quilômetros – leia os detalhes sobre a operação abaixo.
Carga de 600 toneladas para em Pinda por problema mecânico
Problema mecânico
Segundo a empresa responsável pelo transporte da carga especial, a operação conta na verdade com três caminhões, como é possível ver na foto abaixo.
Enquanto o transporte seguia por Pindamonhangaba na última segunda-feira (12), a bomba de água do radiador de um dos caminhões estourou.
Caminhão que transporta carga de 600 toneladas na Dutra
Reprodução/TV Vanguarda
Com isso, o veículo precisou parar no quilômetro 117 da Dutra, enquanto os outros dois caminhões levaram a carga até o posto, que fica no quilômetro 101, local onde a operação fez a última pausa.
A operação tem o apoio de uma equipe de socorro – que é formada por mecânicos e chamada de ‘caminhão oficina’. Essa equipe passou a terça-feira (13) consertando o problema, que foi resolvido.
Segundo a empresa, a peça foi trocada e o caminhão que teve a bomba estourada já está pronto para seguir o percurso ao lado dos outros dois veículos.
Caminhão que transporta carga de 600 toneladas na Dutra
Reprodução/TV Vanguarda
Operação gigante
A operação tem chamado a atenção por conta do tamanho da carga e da estrutura necessária para transportá-la. Por conta da complexidade, a ação mobiliza a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A carga especial é um transformador, que pesa 614 toneladas, o equivalente a 810 carros populares. A altura é de 5,6 metros – quase um prédio de dois andares.
Já o comprimento de todo o conjunto que faz o transporte é de 106 metros, praticamente o tamanho de uma composição de metrô.
PRF faz operação para transporte de carga de 600 toneladas na Dutra
Para levar uma carga de tamanha dimensão, o caminhão também tem particularidades: são mais de 300 pneus utilizados no transporte.
Ao todo, são 256 pneus nos eixos que sustentam as vigas que carregam o transformador, mais 32 pneus nos caminhões-tratores, além de 16 estepes – que somam 304 pneus na operação.
Para fazer o transporte, são dois equipamentos funcionando como guindastes móveis, erguendo a carga de tamanho monumental, apoiada em 16 linhas de eixo de cada lado. O transporte é escoltado por veículos de apoio e batedores, que abrem caminho.
Dutra tem operação para transporte de carga de 600 toneladas
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.