Os carros elétricos têm ganhado cada vez mais atenção no mercado automotivo, especialmente quando se trata de sua durabilidade e desempenho. Uma das principais preocupações dos consumidores é a desvalorização do veículo, principalmente devido ao custo elevado de substituição das baterias. No entanto, o caso do Hyundai Ioniq 5, pertencente a Lee Young-Heum, desafia essas preocupações ao demonstrar uma performance surpreendente.
Lee Young-Heum percorreu impressionantes 580 mil quilômetros com seu Hyundai Ioniq 5 em apenas 2 anos e 9 meses. Essa distância é comparável a uma viagem da Terra à Lua, com quilômetros de sobra para algumas voltas na órbita. O mais notável é que, mesmo após essa quilometragem, a bateria do veículo ainda mantinha 87,7% de sua capacidade original.

Qual é o segredo da durabilidade da bateria do Hyundai Ioniq 5?
A Hyundai-Kia Research Institute investigou o motivo por trás da durabilidade excepcional da bateria do Ioniq 5 de Lee. Apesar de não haver relatos de falhas significativas, a montadora substituiu o propulsor elétrico e a bateria para uma análise detalhada dos componentes antigos. Este Ioniq 5 registrou a maior quilometragem já vista para o modelo.
Lee utilizava seu carro como vendedor itinerante, realizando a maioria das recargas em carregadores rápidos, que geralmente causam mais desgaste nas células da bateria. No entanto, o sistema surpreendeu pela resistência, desafiando previsões pessimistas sobre a durabilidade de veículos elétricos sob uso intensivo.
Como a Hyundai avalia a performance do Ioniq 5?
Yoon Dal-Young, da Hyundai, destacou a importância de análises como essa para validar os modelos preditivos de durabilidade da montadora. Segundo ele, “quando desenvolvemos uma bateria, precisamos comparar os modelos preditivos com resultados reais”. O Ioniq 5 de Lee ofereceu uma oportunidade única para essa análise, que geralmente é feita com táxis.
Comparação entre carros elétricos e a combustão
Em termos de manutenção, os carros elétricos apresentam vantagens significativas em relação aos veículos a combustão. No caso do Ioniq 5 de Lee, a manutenção foi mínima, com custos estimados em R$ 5,5 mil, enquanto o gasto com energia elétrica foi de R$ 196 mil. Em comparação, um carro a gasolina exigiria trocas frequentes de óleo e peças, com custos de manutenção estimados em R$ 47 mil e combustível em R$ 314 mil.
- Manutenção do Ioniq 5: R$ 5,5 mil
- Energia elétrica: R$ 196 mil
- Economia em combustível: quase R$ 120 mil
Com mais de 671 mil km rodados, o único problema relevante foi o carregador de bordo, substituído após 650 mil km, considerado um desgaste natural. Agora, com um novo emprego, Lee deve rodar menos, mas seu caso já se tornou referência no setor, provando que carros elétricos podem ter uma vida longa e econômica.
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