O Sebrae-SP vai levar 50 empreendedores dos jogos eletrônicos de todo o Brasil para a maior feira do setor na América Latina, a gamescom latam, de 1 a 4 de maio, em São Paulo. Os selecionados vão participar de rodadas de negócios, onde poderão apresentar os jogos e até firmar um acordo comercial. Dessas 50 empresas, 15 vão expor seus jogos no estande do Sebrae. O espaço também será palco de dois lançamentos.
“Vamos lançar o Crie Games Modo Aceleração, que é uma trilha de aceleração para desenvolvedores e empresas de games no estado de São Paulo. E divulgar um e-book com dicas de como acessar e se preparar para captar recursos na área”, afirma a consultora de economia criativa do Sebrae/SP, Martha Lopes.
• Conheça o programa Crie Games
Mais de 93% dos estúdios brasileiros de jogos são pequenos negócios. Por isso, o Crie Games atua como um guarda-chuva de ações para negócios de games, workshops, game jams e ações de divulgação no mercado. O Crie Games Modo Mercado atua especificamente apoiando games brasileiros a acessarem eventos e oportunidades de negócio.
Temos uma posição de promover a conexão entre os atores desse ecossistema, aproximar mais as empresas dos investidores, das publishers, empresas privadas, todas as organizações que podem contribuir com acesso a recursos.
Martha Lopes, consultora de economia criativa do Sebrae/SP
Crie Games
O Crie Games é um dos eixos de atuação do Crie, o Polo de Referência Nacional em Economia Criativa, parceria com o Sebrae Nacional e liderado pelo Sebrae-SP. O programa atua para oferecer soluções gratuitas de apoio a pessoas desenvolvedoras, empreendedores e empresas de games. Os workshops do Crie Games, em formato on-line e presencial, têm duas horas de duração e trazem especialistas para debater temas essenciais para quem está se estruturando.
Já o Crie Games Modo Aceleração tem orientações técnicas individuais e coletivas, uma trilha com quatro a seis meses de duração. Os empreendedores são capacitados nas necessidades mais presentes do mercado, como marketing, desenvolvimento de produto, acesso a investimento.
Games internacionais
Segundo a consultora, os games têm uma característica especial, que é nascer pronto para a internacionalização. As empresas conseguem disponibilizar os jogos em grandes plataformas de compra de jogos. Mas, para se destacar nesse mercado altamente competitivo, é preciso preparação.
“O Crie Games apoia o desenvolvedor para fazer pesquisa de mercado, planejamento, uma mentoria de qualidade. É ter um olhar técnico para o desenvolvimento do jogo, entender onde pode refinar para chegar no mercado com um jogo mais preparado”, afirma Martha.
Serviço
Sebrae-SP na gamescom latam
Data: 1 a 4 de maio
Local: Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi
Mais informações no site do evento