Os empreendedores informais estão cada vez mais buscando opções para investir no crescimento de seus pequenos negócios. É o que aponta levantamento da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Abcred), que mostra que 65% dos 155 mil clientes das instituições de microfinanças estão trabalhando na informalidade. Somente no início deste ano, foi liberado R$ 1,22 bilhão em financiamentos.
O Sebrae avalia que essas entidades financeiras servem como alternativa de crédito para aqueles empreendedores que não conseguem acessar o mercado financeiro tradicional. No entanto, destaca que os empreendedores só têm a ganhar a partir do momento em que se formalizam como microempreendedores individuais (MEI).
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os dados demonstram que essas entidades financeiras servem como alternativa de crédito para aqueles empreendedores que não conseguem acessar o mercado financeiro tradicional. No entanto, destaca que os empreendedores só têm a ganhar a partir do momento em que se formalizam como microempreendedores individuais (MEI).
Uma pesquisa do Sebrae já nos mostrou que os pequenos negócios que se formalizam conseguem um acréscimo de 25% no faturamento. É uma porta de entrada para a garantia de direitos e crescimento da empresa.
Décio Lima, presidente do Sebrae.
“Além disso, os pequenos empreendedores passam a ter direito a uma série de benefícios previdenciários que podem ajudá-los em algum momento de dificuldade”, acrescentou.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 38% dos trabalhadores brasileiros – o que representa 39,5 milhões de pessoas – são informais e não têm CNPJ.
Benefícios como MEI
A formalização e o pagamento dentro do prazo da contribuição do DAS – todo dia 20 de cada mês – garante ao MEI o direito a vários benefícios previdenciários, como aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, aposentadoria por idade e auxílio-reclusão para seus familiares. O cálculo dos benefícios é efetuado com base nas contribuições realizadas pelo segurado, cumprindo o prazo de carência mínima de cada benefício previdenciário.
Para saber mais detalhes sobre o MEI e ter acesso a conteúdos e cursos on-line gratuitos do Sebrae, acesse o Portal do Sebrae exclusivo para o segmento.
Acesso a Crédito
O Sebrae é uma das entidades que participam do Programa Acredita, do governo federal. Por meio do Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (Fampe), cerca de 30 instituições bancárias estão aptas a ofertar os recursos. Em três anos, estão previstas o aval de R$ 30 bilhões em operações de crédito.