Inmet estende alerta por causa do tempo seco no Vale do Paraíba; índice fica abaixo de 30%


Segundo o alerta, classificado como ‘perigo potencial’, há chance da umidade do ar chegar a 20% nas cidades que compõem o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e região bragantina. Tempo seco coloca Vale do Paraíba sob alerta nesta terça
Lucas Tavares/g1
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu o alerta para baixa umidade relativa do ar para esta quarta-feira (24) em cidades do Vale do Paraíba.
O órgão emitiu um alerta com a classificação ‘amarela’, que representa perigo potencial. O alerta é válido para esta quarta-feira. Ainda não há previsão se a condição deve se estender para os próximos dias.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o Inmet, o alerta abrange as principais cidades do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. O Litoral Norte de São Paulo não deve ser impactado.
No alerta amarelo, a umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20% — números considerados baixos. O Inmet avisou ainda que há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
Na terça-feira, as cidades da região tiveram baixos índices de umidade do ar, segundo o Inmet:
São Luiz do Paraitinga: 18%
Campos do Jordão: 21%
Bragança Paulista: 23%
Cachoeira Paulista: 24%
Taubaté: 25%
Entre as orientações do Inmet estão:
beber bastante líquido;
evitar desgaste físico nas horas mais secas;
evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Em caso de emergência ou dúvidas, o morador pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.