Como um jeans em uma caçamba de lixo inspirou um negócio sustentável e lucrativo


A cena foi gravada nas ruas de Niterói, no Rio de Janeiro, e serviu de incentivo para a Vanessa, dona de um brechó. Veja! Como um jeans em uma caçamba de lixo inspirou um negócio sustentável e lucrativo
Vanessa Fraga já se preocupava com a quantidade de peças que acabam no lixo, quando se deparou com uma cena nas ruas de Niterói, no Rio de Janeiro, e fez questão de gravar: uma calça jeans em um caminhão de lixo. Veja no vídeo acima.
“Ver um jeans na caçamba de um caminhão acaba comigo! Estou em crise aqui dentro do carro”, disse Vanessa durante a gravação.
A dona de brechó conta que, no mesmo dia, passou a madruga estudando para entender o impacto do jeans no aterro sanitário e no meio ambiente.
“A decomposição da peça de algodão leva em torno de 10 anos. Se ela tiver elastano, por exemplo, são mais de 400 anos”, afirma.
Jeans em uma caçamba de lixo inspirou um negócio sustentável e lucrativo
Reprodução/TV Globo
Foi nesse momento que a Vanessa enxergou um negócio valioso.
“Uma coisa que eu fiz foi passar a ser um ponto de coleta e aí, os clientes trazem para cá peças que são descartadas e a gente vai transformando em vários produtos.
Ponto de coleta para descarte de peças jeans
Reprodução/TV Globo
Por causa do reaproveitamento de material têxtil, o brechó de Vanessa já ganhou certificado de neutralização de carbono. Para Vanessa trabalhar com roupas usadas é muito mais do que um bom negócio. É gerar emprego e renda a partir de pedaços de pano que muita gente joga fora.
A gente tem um projeto que transforma isso em geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade”, conta.
Jeans descartados são usados em negócio sustentável e lucrativo no Rio
Reprodução/TV Globo
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
A
Adicionar aos favoritos o Link permanente.