Com o sonho de empreender, amigos de infância largam trabalho CLT e transformam Kombi 1989 em cervejaria itinerante no interior de SP


Moradores do Vale do Paraíba, Gabriel e Matheus sempre planejaram criar um negócio juntos, até que tiveram a ideia de transformar uma kombi em uma cervejaria para empreender e mudar de vida. Gabriel e Matheus com a Kombi antes da personalização
Arquivo pessoal
Uma amizade de infância e um sonho antigo de empreender. Foi assim que dois jovens do interior de São Paulo usaram a criatividade para começar um novo negócio: vender cerveja artesanal em uma Kombi, que se locomove de forma itinerante pelas cidades da região do Vale do Paraíba.
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Gabriel Lima e Matheus André, ambos de 24 anos, são de São José dos Campos (SP) e cresceram juntos em Paraibuna (SP), uma cidade vizinha no interior do estado. Desde a época de escola eles falavam do sonho de abrir um negócio e trabalhar juntos.
“Sempre foi nosso sonho empreender, abrir um negócio próprio, nunca ficar em algo fixo. Já trabalhamos em diversos lugares, mas sempre sonhamos com isso, de ter essa liberdade”, afirma Matheus.
Em 2020, esses planos estavam prestes a serem colocados em prática. Gabriel planejava abrir uma adega, enquanto Matheus estava para inaugurar um bar, mas a pandemia travou os projetos dos dois, que acabaram indo por água abaixo.
Jovens do interior de SP transformam Kombi em uma cervejaria.
Arquivo pessoal
Contudo, o sonho de abrir um negócio não morreu por ali. Em julho de 2023, eles tiveram a ideia de vender cervejas em uma Kombi. Foram mais de 6 meses de planejamento e estruturação pessoal e financeira, para os jovens entrarem com segurança no novo empreendimento, que começou em fevereiro deste ano. E foi assim que começou a Joca Beer, nome dado a nova choperia.
“A ideia da Kombi foi muito avulsa. Depois da pandemia, começaram a fazer sucesso os eventos gastronômicos. Víamos aquilo e tivemos a ideia. Sempre fomos apaixonados por cerveja, então juntamos o útil ao agradável”, declarou Gabriel.
“A Kombi tem toda pegada vintage. Demos uma pesquisada em modelos e achamos uma 1989 que entrava em nosso orçamento em Mogi Mirim (SP). Fomos até lá de moto buscar ela. A Kombi é nosso charme”, completou Matheus.
Para isso, eles tiveram que abdicar de seus antigos empregos de carteira assinada, deixando a CLT de lado e vivendo o incerto. Gabriel trabalhava em uma clínica, enquanto Matheus prestava serviços para um escritório de contabilidade. Eles relatam a dificuldade que é largar a vida de um trabalho fixo para começar um negócio próprio.
“O maior desafio foi largar o salário garantido todos os meses e a zona de conforto dos benefícios. É difícil não ter a certeza da estabilidade financeira, mas entramos de cabeça no nosso negócio e está indo muito bem”, conta Gabriel.
Gabriel e Matheus trabalham com mais um sócio, Pedro Pereira, que se juntou a eles no novo negócio. Os equipamentos para produzir a cerveja foram comprados pelo trio em São Paulo, e o maquinário não depende de energia, com o veículo podendo se locomover para todos os lugares em que precisar. A caixa é de sistema a gelo e o chope passa 30 metros por uma torneira seca, para sair bem gelado.
Jovens do interior de SP transformam Kombi em cervejaria para atrair os clientes
Arquivo pessoal
A variedade é uma marca registrada dos chopes produzidos pelos amigos. Sabores como Pilsen, Session IPA, Tangerina Lager e Witbier siciliano são destaques da choperia. E no momento, são vendidos cerca de 60 litros por semana.
A agenda é móvel. Onde tem evento, eles vão com a Kombi, como feiras de condomínios, encontro de carros e eventos gastronômicos.
“Inicialmente, não era viável abrir ponto fixo, então a Kombi foi muito boa por conta disso. Temos a liberdade de locomoção, então nos eventos que valem a pena para a gente, estamos indo”, afirma Matheus.
Mas o plano dos empreendedores é de expandir o negócio. Um ponto fixo para a Kombi ficar está marcado para ser inaugurado em breve, dia 3 de julho, quando os amigos passarão a vender seus chopes em um posto da Vila Ema, em São José dos Campos.
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