É #FAKE que Rio Grande do Sul está impedindo chegada de doações por falta de nota fiscal


Mensagens falsas e verdadeiras circulam nas redes sociais após temporal que afetou o estado. Circula nas redes sociais um vídeo segundo o qual a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul está impedindo a entrada de caminhões com doações para os desabrigados pelos temporais que atingiram o estado por falta de nota fiscal ou para cobrança de impostos. É #FAKE.
VEJA O QUE É FATO E O QUE É FAKE SOBRE A TRAGÉDIA DO RIO GRANDE DO SUL

g1
Uma das versões da mensagem falsa diz: “SOS RS. A Secretaria da Fazenda do estado está proibindo de entrar ajuda humanitária!”
O secretário-chefe da Casa Civil do governo do Rio Grande do Sul, Artur Lemos, afirma que é fake a informação de que estão sendo retidas as doações em postos para a cobrança de impostos. “Não, não estão”, diz. “As doações estão passando isentas e não há nenhuma cobrança de impostos”, complementa. Veja o que ele diz:
Initial plugin text
Brigada Militar e PRF também desmentem
“Nós não estamos impedindo a circulação de nenhuma espécie de alimento para doação”, diz o coronel Douglas Soares, subcomandante geral da Brigada Militar. “Não estamos fazendo fiscalização de notas fiscais”, diz.
Initial plugin text
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirma que não está bloqueando trânsito de veículos com doações. “É mentira que estejamos bloqueando o trânsito de veículos com doações por falta de nota fiscal ou que estejamos recolhendo reboques com motos aquáticas por falta de habilitação do proprietário”, disse o órgão na rede social X.
Já Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse que, durante o período emergencial, não está retendo veículos de carga nas vias de acesso ao estado.
“Os veículos de carga que passam nas balanças em rodovias que acessam o Estado passam por um procedimento simplificado de fiscalização e são liberados para seguir viagem. Não há solicitação de nota fiscal e nem aplicação de multas sobre veículos que transportam donativos”, disse a agência.
Em um vídeo, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, disse que seis caminhões foram multados em um posto da agência em Santa Catarina, mas as autuações não tiveram relação com documentação –os caminhões estavam com excesso de peso. Passaram pelo posto de fiscalização, segundo ele, 7.928 veículos de carga –e todos seguiram viagem, disse. As seis multas foram anuladas, informou o diretor da agência.
Initial plugin text
Uma empresa que teve um de seus veículos filmado enquanto estava retido em uma barreira da receita estadual em Torres com donativos destinados a desabrigados explicou em nota que o veículo seguiu viagem até seu destino final, entregando os suprimentos aos necessitados ainda durante a madrugada. “No posto de fiscalização, o veículo foi abordado devido ao excesso de peso, porém foi liberado sem receber qualquer notificação ou autuação”, diz. Veja:
Initial plugin text
É #FAKE que secretaria da Fazenda esteja exigindo nota fiscal de doações para o Rio Grande do Sul
Reprodução
Fato ou Fake Explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.