Polícia Federal deve instaurar inquérito para investigar manipulação na sexta


Corregedoria-Geral do órgão está analisando o caso e deve liberar a abertura ainda amanhã. Inquérito deve assimilar investigação de caso semelhante, já em andamento na PF. PF instaura inquérito sobre manipulação de resultados no futebol nesta sexta-feira (12)
O blog apurou que a Polícia Federal (PF) deve abrir na sexta-feira (12) inquérito para investigar o esquema de manipulação de jogos de campeonatos estaduais e nacionais de futebol masculino.
Neste momento, o caso está em análise na Corregedoria-Geral do órgão, que deve liberar a investigação ainda amanhã.
Segundo o blog apurou, já havia um inquérito em andamento investigando esta prática, mas em um campeonato da terceira divisão, ainda não concluído. Com o início dessa nova investigação, os dois inquéritos vão passar a correr em paralelo.
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou na quarta-feira (10) que o esquema de manipulação de jogos estaduais e nacionais será investigado pela Polícia Federal. O anúncio foi feito em uma rede social. Em nota, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afirmou ter pedido para que a corporação apurasse os crimes.
Planilha mostra pagamentos a jogadores envolvidos em esquema de manipulação de jogos de futebol apurado pelo Ministério Público de Goiás
Reprodução/MPGO
Suspeita de fraude
Manipulação de jogos de futebol: entenda como funcionava o esquema
As investigações do Ministério Público (MP) de Goiás começaram no final de 2022, quando o volante Romário, do Vila Nova, aceitou uma oferta de R$ 150 mil para cometer um pênalti no jogo contra o Sport, pela Série B do Campeonato Brasileiro.
A partir deste primeiro caso, o MP apurou a existência de uma quadrilha que apostava em resultados e eventos em jogos de futebol, e cooptava jogadores para que provocassem lances específicos nas partidas, como receber cartão amarelo ou provocar pênalti. Desta forma, os apostadores obtinham lucros altos em diversos sites de apostas.
Nesta semana, a Justiça aceitou denúncia contra 16 suspeitos de envolvimento na manipulação de resultados em 13 partidas de futebol – nove em 2022 e quatro em 2023. Entre os réus, estão jogadores de futebol e apostadores.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.