Lula deve definir nesta quarta ação de militares nas fronteiras

Em reunião nesta quarta-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve bater o martelo para uma atuação de militares nas fronteiras. Será uma resposta do governo federal ao pedido de ajuda do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
O Exército deve ser acionado para operação de controle das fronteiras para evitar entrada de drogas no país.
Crise de segurança no Rio: Camarotti diz que há expectativa para reforço em aeroportos
Entre os focos está o lago da usina hidrelétrica binacional de Itaipu. Também haverá reforço em portos e aeroportos, especialmente no Rio de Janeiro, e atuação da Polícia Federal na área de inteligência .
“Mas o governo federal não vai poder assumir responsabilidades dos governos estaduais”, disse ao blog um auxiliar direto do presidente Lula envolvido nessas negociações.
Como já dito inicialmente, está descartada qualquer tipo de intervenção federal ou GLO. Mas deve ser feito algo na linha da Operação Ágata, na fronteiro norte do país, em Roraima, neste ano. Na ocasião, o governo federal promoveu uma ação interagências coordenada entre órgãos de segurança pública, agências e Forças Armadas para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.