Nome do novo papa deve sair até sexta, diz presidente da CNBB

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, disse na noite desta terça-feira (6) acreditar que o nome do novo papa saia em até três dias.
“Nós temos que perguntar ao pai eterno, porque é ele que conduz. Mas, talvez para além desta observação, eu imagino que em 2, 3 dias, talvez, se chegue a um nome de consenso”, afirmou.
A expectativa está alinhada com a média história da votação, já que, de modo geral, nos últimos 100 anos, as eleições foram rapidamente resolvidas.
Os conclaves que elegeram Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005, foram concluídos em apenas dois dias.
Dom Jaime Spengler sobre perfil do novo papa: ‘Alguém de acordo com o coração de Jesus’
Jaime Spengler, que também é arcebispo de Porto Alegre, é um dos sete brasileiros que vão votar no Conclave para escolha do nome que substituirá o Papa Francisco.
Spengler disse que espera que o eleito seja alguém em sintonia com o evangelho.
“Para que [o novo papa] possa responder à altura também dos desafios do nosso tempo, marcado sim por tanta dor, por tanta miséria, por tanta fome, tantos conflitos”, explicou.
O arcebispo também afirmou ser importante eleger alguém que tenha “uma palavra de fé e de esperança”.
“Eu creio que o espírito de Deus dá para cada tempo o homem certo. Assim foi com Francisco, assim foi com Bento, assim foi com João Paulo II”, acrescentou.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.