UFS abre inscrições para concurso público para professor efetivo


Segundo a Universidade, esse é o primeiro edital com vagas para pessoas negras. Campus da Universidade Federal de Sergipe em São Cristóvão
Leonardo Barreto/ g1/Arquivo
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está com inscrições abertas, até o dia 15 de maio, para o concurso público para professor efetivo com 11 vagas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Segundo a UFS, as vagas são para os cursos de enfermagem, medicina, terapia ocupacional, arquitetura e urbanismo, farmácia, história, letras libras, psicologia, letras e teatro.
O edital prevê a reserva de 30% (três vagas), para pessoas negras, além de 5% (uma vaga) para pessoas com deficiência. Este é o primeiro edital da história da UFS com esta previsão de vagas para pessoas negras, já que a Lei 12.990/2014 determina a reserva de 20%.
De acordo com o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Jailton de Jesus Costa, o edital cumpre o acordado entre a instituição, a Justiça Federal e o Ministério Público Federal.
Para concorrer às vagas reservadas a candidatos negros, o candidato deverá, no ato da inscrição, se autodeclarar negro em campo específico, conforme critérios de cor e raça utilizados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicar em campo específico, no momento da inscrição, se desejam optar por concorrer pelo sistema de reserva de vagas.
A veracidade das informações será avaliada por comissão própria, designada pela UFS, com a presença obrigatória do candidato.
As datas, horários, locais de realização e comissões examinadoras poderão ser divulgados a partir da publicação da Relação Definitiva de Inscritos, sendo que o início das provas deverá ser realizado até 12 de outubro de 2025. Confira o edital completo.
Mais notícias sobre a UFS:
UFS disponibiliza atendimento psiquiátrico para estudantes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.