Nordeste se consolida como polo emergente de inovação, aponta Sebrae Startups Report 2024

O ecossistema brasileiro de startups vive um novo capítulo. Pela primeira vez, o Nordeste aparece como segunda maior região em número de startups mapeadas, com 23,53% do total nacional, atrás apenas do Sudeste, que lidera com 36,15%​. O Sul responde por 21,06% das startups mapeadas. As informações são do Sebrae Startups Report Brasil 2024, desenvolvido pelo Observatório Sebrae Startups, que também destaca o forte crescimento proporcional do Centro-Oeste (189%) e a duplicação da participação do Norte​.

Essa nova configuração entre as regiões revela um movimento robusto de descentralização da inovação, fortalecendo polos locais, impulsionando economias regionais e ampliando a diversidade do ecossistema de startups brasileiro. A plataforma Sebrae Startups analisou cerca de 74.851 atendimentos feitos a 18.056 startups no último ciclo, consolidando a maior rede de apoio ao empreendedorismo inovador da América Latina​. A pesquisa completa pode ser conferida no site do Sebrae Startups Report Brasil 2024.

“Não há mais como falar de empreendedorismo sem envolver a inovação, a sustentabilidade e a inclusão. Especialmente se queremos que o país se desenvolva e seja menos desigual”, comenta o presidente do Sebrae, Décio Lima. Para ele, incluir o Nordeste nos programas para startups é estimular que os empresários, junto aos governos locais, desenhem e executem ideias inovadoras que atendam às demandas regionais.

É por isso que investimos em programas como o StartupNE e o Inova Biomas, e realizamos o NordesteOn, para impulsionar cada vez mais o desenvolvimento dessa região fundamental para todo o Brasil.

Décio Lima, presidente do Sebrae.

A consolidação do Nordeste como um polo estratégico para a inovação também se refletirá nas discussões do Neon 2025, um dos principais encontros de empreendedorismo inovador da região. O evento será palco para destacar as boas práticas e o impacto das ações que vêm transformando o ecossistema nordestino, fortalecendo ainda mais a descentralização da inovação no Brasil.

Progresso em diversidade de gênero

Um dos avanços mais expressivos identificados em 2024 foi na diversidade de gênero. A participação feminina entre os sócios de startups saltou de 8,65% em 2023 para 30,18% em 2024​.  Esta evolução marca uma virada histórica no ecossistema de inovação e aponta para um ambiente empreendedor cada vez mais inclusivo.

O aumento da participação feminina nas startups apoiadas é resultado da combinação de ações estratégicas puxadas pelo Sebrae Startups. Entre elas estão a capilarização nacional, programas de capacitação acessíveis, incentivo a novos ecossistemas regionais e ampliação de oportunidades internacionais.

Foto: Divulgação.

Perfil tecnológico e maturidade do ecossistema

O estudo revela também a maturidade crescente dos negócios inovadores brasileiros. Alguns dados que chamam a atenção são:

  • Principais segmentos: Tecnologia da Informação (13,74%), Saúde e Bem-Estar (11,16%), e Educação (8,81%)​.
  • Tecnologias mais utilizadas: Cloud Computing, Inteligência Artificial e Big Data​.
  • Modelos de negócio: O B2B segue como o principal modelo (50,9%), mas o B2B2C e o B2C registram crescimento​.
  • Estágios de maturidade: 22% das startups estão em ideação e 33% em validação, sinalizando a renovação contínua do ecossistema​.
  • Além disso, Software (37,6%) e Serviços (36,4%) lideram a lista dos produtos oferecidos pelas startups brasileiras​.

“Trabalhamos para criar um ambiente sistêmico que desenvolva negócios, desburocratize políticas públicas e amplie o acesso a investidores. Nosso objetivo é transformar ideias em empresas sólidas, conectadas ao futuro da inovação”, afirma Fábio Zanuzzi, diretor técnico do Sebrae SC.

inova Amazônia é um dos programas de fomento de startups do Sebrae. Foto: Bruno Kelly.

Impacto internacional e investimentos em fomento

Geração de networking continua sendo prioridade para o Sebrae Startups. Com foco em internacionalização, por exemplo, a participação de startups brasileiras no Web Summit Lisboa gerou novas parcerias, investimentos e aberturas de filiais no exterior​. Em paralelo, programas de fomento como Catalisa ICT e Inova Amazônia mobilizaram mais de R$ 40 milhões para projetos de inovação e bioeconomia​.

Para 2024, o Sebrae destinou R$ 161 milhões exclusivamente para iniciativas de apoio à inovação​. Com investimentos contínuos e estratégias para descentralizar a inovação, o Sebrae reforça seu compromisso em transformar o Brasil em um hub global de empreendedorismo tecnológico.

A inovação é o novo motor econômico do país. Nosso desafio é fazer com que ela seja acessível a todos os brasileiros, independente da sua região ou origem. Acreditamos que essas ações devem promover novas mudanças nos indicadores coletados pelo Observatório Sebrae Startups daqui pra frente, seja pela ampliação de oportunidades para nichos ou perfis específicos ou mesmo pelo amadurecimento dos negócios.

Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional​.

Os resultados retratados no Sebrae Startups Report 2024 não apenas comprovam e consolidam as ações realizadas pelo Sebrae, mas também mostra os próximos passos que devem ser adotados.

“O que era novo pela manhã pode estar ultrapassado à tarde.  O mundo vive hoje a velocidade imposta pelas tecnologias. Os desafios tornam-se cada vez maiores — tanto na gestão dos negócios quanto na regulamentação deste universo — que vêm transformando profundamente as profissões e até os relacionamentos sociais. Há dez anos, os grandes detentores de riqueza tinham um perfil completamente diferente. Hoje, o poder econômico está nas mãos daqueles que dominam a inteligência artificial, as plataformas digitais e os novos modelos de geração de valor.

Nesse contexto, cabe ao Sebrae atuar como um verdadeiro escudo de proteção para a pequena economia, ajudando-a a se inserir de forma ágil nesse processo e contribuindo para o desenvolvimento desta matriz, na geração de oportunidades. Destaco, que o Sebrae é reconhecido como a maior plataforma de apoio a startups do país”, finaliza o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Sobre o Observatório Sebrae Startups

O Observatório Sebrae Startups é uma plataforma agregadora de dados que tem como objetivo integrar e democratizar o acesso a informações de startups, considerando todo o ecossistema de inovação envolvido na sua concepção e desenvolvimento. Para mais informações acesse o site neste link.

Sobre o Sebrae Startups

O Sebrae Startups é uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil.  O projeto engloba a capilaridade e a força da marca Sebrae para criar a maior rede de startups da América Latina. O objetivo da plataforma é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país, e no último ano já atendeu mais de 18 mil startups. Para mais informações acesse o site neste link.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.