Foram abertas nesta terça-feira (29) e seguem até 10 de agosto as inscrições para o Prêmio Educador Transformador, promovido pelo Sebrae, pela Bett Brasil e pelo Instituto Significare. É a terceira edição da disputa que tem o objetivo de identificar, reconhecer e potencializar ideias e projetos educacionais com potencial transformador idealizados por educadores de todo o Brasil, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, focados na educação empreendedora. Nos anos anteriores, a premiação recebeu 6,4 mil inscrições de todas as regiões do país.
Inscreva-se.
Uma das novidades é que o tema do prêmio está em consonância com a Bett Brasil 2025, que aborda a “Educação para enfrentar crises e construir futuros regenerativos”. Nas edições anteriores, a disputa foi realizada por etapa e modalidade de ensino (Ensinos Fundamental, Médio e Superior, Educação Profissional e Técnica e Educação de Jovens e Adultos), independentemente do tema relacionado ao projeto. Desta vez, professores, gestores escolares e gestores de rede poderão concorrer com suas ideias ou projetos em três categorias: Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas; Gestão Escolar Transformadora, além de Inclusão e Sustentabilidade na Educação.
Para Cecília Miranda, Gerente Adjunta de Educação Empreendedora do Sebrae, o prêmio é também uma forma de dar visibilidade e apoio a educadores que atuam em diferentes regiões do Brasil. “A beleza do prêmio está em dar luz a pessoas de diversos rincões do país. Muitas vezes, os professores se sentem sozinhos e abandonados, e o prêmio é uma forma de dizer: vocês não estão sozinhos. O Brasil tem uma potência absurda”, disse. Ela reforçou ainda que o desenvolvimento de competências empreendedoras deve fazer parte do cotidiano tanto de alunos quanto de professores.
“A gente reconhece a força da coletividade e trazer isso para o prêmio foi um grande aprendizado. A gente espera poder dar esse tipo de acesso, para que o prêmio se transforme em uma jornada”, Cecília Miranda, Sebrae.
Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, destacou o caráter colaborativo da iniciativa. “Não estamos aqui apenas para selecionar ou competir. A transformação em uma organização só acontece de fato quando envolvemos a comunidade. Vamos juntos nessa jornada aprender a usar a IA e construir, juntos, uma nova visão para a educação no Brasil.”
Uma das novidades deste ano é justamente a jornada de desenvolvimento apoiada por inteligência artificial que será oferecida aos participantes, contribuindo para o aprimoramento e a aplicabilidade dos projetos nas realidades locais.
“O professor ou gestor vai poder escrever uma ideia e, com ajuda da IA, vamos conseguir construir projetos incríveis. A educação precisa estar no centro da transformação que a gente deseja. O prêmio se propõe a isso. Não teremos transformações na educação se os professores não estiverem preparados”, Wellington Cruz, do Significare
Para a diretora de conteúdo da Bett Brasil, Adriana Martinelli, a mobilização e a colaboração estão no centro da proposta do prêmio, e ela deve engajar e desenvolver bons projetos.
“Participar dessa jornada é a grande transformação. Se a gente não tem um projeto pronto, a gente pode ter uma ideia e com a plataforma strateegia e a inteligência artificial, podemos desenvolver propostas inovadoras que construam um futuro regenerativo”, Adriana Martinelli, da Bett Brasil.
Em mensagem por vídeo, o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, afirmou que a educação empreendedora é um projeto de vida. “É fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Tudo começa pela escola, passa pelo professor, pelos profissionais da educação. Esta é uma ação para reconhecer, valorizar e fomentar uma educação que transforma vidas e abre caminhos.” Ele destacou que o prêmio busca dar visibilidade a práticas que fazem a diferença.
“Essa é a agenda central do Brasil: impulsionar nossa educação com boas práticas, valorizar os profissionais e conectar as escolas com o que acontece no mundo e nas diversas realidades do nosso país”, Bruno Quick, Sebrae.
Durante o lançamento, o cientista Silvio Meira falou sobre o impacto da tecnologia na docência e reforçou a importância da atuação dos educadores nesse novo cenário. “O papel do professor está sendo profundamente redefinido. Longe de ser substituído, o docente torna-se ainda mais crucial, porém suas funções evoluem de transmissor de informação para mediador, facilitador e designer de experiências de aprendizagem.” Segundo ele, plataformas como a strateegia.digital já são capazes de esboçar planos de aula, criar materiais e realizar avaliações em segundos, o que exige uma rápida evolução nas competências dos docentes. “Os currículos vão ter que evoluir, assim como as competências e habilidades (dos professores) vão ter que evoluir rapidamente. A gente vai ter um outro conjunto de competências para lidar com a tecnologia.”
Os vencedores do prêmio terão a oportunidade de participar da missão internacional, a Bett UK. Entre os prêmios, os vencedores ganharão notebooks (3º lugar), terão acesso a missão nacional (2º), a uma viagem internacional e a possibilidade de cursar um MBA por conta do Sebrae (1º). O anúncio dos ganhadores na etapa final está previsto para abril de 2026, durante a Bett Brasil do próximo ano.
Cronograma previsto
29/04/2025 – Abertura das inscrições
10/08/2025 – Encerramento das inscrições
12/09/2025 – Divulgação das Propostas de Projetos qualificadas
20/09/2025 a 20/12/2025- Jornadas Estaduais de Desenvolvimento
16/02/2026 – Divulgação no site oficial do Prêmio dos 1º, 2º e 3º colocados nas Jornadas Estaduais
23/02/2026 a 23/04/2026 – Jornada Nacional de Desenvolvimento
06/05/2026 – Divulgação dos projetos vencedores de cada categoria na Bett Brasil 2026