Procura por prévia de contracheques com reajuste causa instabilidade no sougov.br

Diante do elevado número de acessos, com a disponibilização da prévia dos contracheques com reajuste dos servidores federais, a plataforma Sougov.br registrou instabilidade nesta quarta-feira (16/4).

Em comunicado, o Ministério da Gestão e da Inovação orientou “chefias e agentes políticos” a aguardar o “retorno da plataforma para realizar as ações necessárias”, diante das inconsistências.

Segundo o MGI, “a instabilidade causada na plataforma SOUGOV.BR ocorreu em razão do grande volume de acessos. As equipes de tecnologia do MGI estão empenhadas na solução do problema, para que o sistema volte a operar normalmente o mais rápido possível”.

Sobre os dados referentes aos reajustes, o MGI diz que é “importante ressaltar que se trata justamente de uma prévia do contracheque, para conferência, e que o valor que ali consta pode ser alterado”, complementa.

O ministério salientou que caso o servidor identifique alguma inconsistência ele deve procurar a área de gestão de pessoas do seu órgão. A prévia do contracheque permanecerá disponível até esta quinta-feira (17), às 15h.

O presidente Lula sancionou, na última quinta (10/4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. Com isso, o MGI confirmou que o pagamento de abril, que cai na conta dos servidores no dia 2 de maio, já terá o valor reajustado, além dos retroativos a partir de janeiro.

Os reajustes serão efetuados com base na MP 1286, encaminhada ao Congresso no final do ano passado, e cujo prazo de vigência foi estendido até o dia 2 de junho.

Incidência de IR sobre retroativos

A pasta ainda informou sobre como será calculado o Imposto de Renda referente aos pagamentos retroativos. “Sob o ponto de vista de cálculo do IR, será realizado da mesma forma que é realizada nos outros meses. Somando-se todos os rendimentos em que há incidência de IR e aplica-se a respectiva faixa de tributação”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.