
Vídeo omite um trecho da fala para dar a impressão de que o presidente é a favor de uma situação que, na verdade, ele deseja criticar. Vídeo engana ao tirar fala de Lula de contexto
g1
Circula nas redes sociais um post que usa o trecho de uma fala de Lula para insinuar que o presidente é a favor de inclusão social somente para 35% da população brasileira. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que mostra o vídeo?
Um post de 20 de março de 2025 no TikTok alcançou mais de 371 mil visualizações ao exibir uma fala de Lula em um evento público. A legenda diz: “Belíssima fala do pai dos pobres. Agora o pobre sabe o seu lugar”.
No trecho, o presidente afirma: “A inclusão social é para 35% da sociedade. Quem pode ir a teatro é uma parte pequena da sociedade, quem vai ao cinema é uma parte pequena da sociedade, quem vai a restaurante é uma parte pequena, quem vai em parque bonito, quem vai fazer massagem neste país, quem vai às exposições é só uma parte pequena. A maioria fica no seu lugar. Afinal de contas, o papel do trabalhador é trabalhar, e o papel do pobre é esperar as políticas de ajuda do governo quando elas vêm”.
⚠️ Por que vídeo engana?
Porque ele omite um trecho anterior da declaração de Lula para tirar a fala de contexto e fazer parecer que o presidente está defendendo uma situação de desigualdade da qual, na verdade, ele é crítico.
No registro original usado na manipulação, Lula fala sobre a cobertura da Operação Lava Jato. A fala inicial do presidente, excluída do post que viralizou, é esta: “Quantas e quantas matérias do principal jornal da televisão aparecia um oleoduto, um gasoduto saindo dinheiro, para falar 20 ou 30 minutos das denúncias dos procuradores, sem nenhuma prova. Mas eles colocavam. Contra o Lula não precisava provar que o documento tinha seriedade. Era preciso destruir. Afinal de contas, um torneiro mecânico, sem dedo, já tinha feito demais neste país. Era preciso evitar que esse cidadão pensasse em voltar a governar o país, porque a América Latina nunca trabalhou, em 500 anos, com políticas de inclusão social”.
Para localizar a gravação original, o Fato ou Fake usou a ferramenta InVid segmentar o vídeo em vários fames (imagens estáticas). Na sequência, foi feita uma busca reversa de uma delas no Google Lens, que indica a origem de fotos na internet.
Essa pesquisa localizou o vídeo original, de 10 de março de 2021, que registra a primeira aparição pública de Lula após Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), anular as condenações do petista no âmbito da Lava Jato. A decisão de Fachin foi referendada pelo plenário da Corte em julgamento de 15 de abril de 2021.
Lula faz pronunciamento na TV
Ricardo Stuckert / Presidência da República
Vídeo engana ao tirar fala de Lula de contexto
g1
Veja também
É #FATO vídeo que mostra cachorro escondendo pintinho na boca
É #FATO vídeo que mostra cachorro escondendo pintinho na boca
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito.