Pesquisa CNT/MDA: 40% aprovam Lula, enquanto 29% avaliam governo de forma positiva

A pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta terça-feira (25/2), mostra que a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu 9,7 pontos desde novembro, enquanto a desaprovação subiu 9,3 pontos. O descontentamento também se reflete na avaliação do governo: a percepção positiva recuou 8,7 pontos, enquanto a negativa aumentou 13,5 pontos no mesmo período.

Na leitura binária, Lula é desaprovado por 55% e aprovado por 40%, enquanto 4% não opinaram. Já na avaliação mais matizada sobre o desempenho de seu governo, 28,7% o classificam como “ótimo” ou “bom”, 44% como “ruim” ou “péssimo”, e 26% o consideram “regular”. Os números indicam um governo que ainda mantém parcela de apoio relevante, mas enfrenta uma rejeição crescente.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

A 163ª rodada da Pesquisa CNT de Opinião, realizada de 19 a 23 de fevereiro, entrevistou 2002 pessoas de forma presencial, com distribuição por região proporcional ao tamanho do eleitorado. O nível de confiança é de 95%.

A tendência de queda aferida nas pesquisas CNT/MDA aponta uma erosão no apoio que Lula tinha ao assumir o mandato. Com a piora na avaliação do governo, a inflação política cresce entre partidos e outros poderes, enquanto a oposição ganha espaço eleitoral.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.