Carnaval é coisa séria! Confira 10 dicas para aquecer seu negócio durante a folia

Uma tendência do mercado para este Carnaval está ligada à autenticidade das peças personalizadas, que permite que cada folião expresse sua identidade. Um dos pequenos negócios que já percebeu essa tendência é o Santuário Relicário, loja do artesão Júnior Alves, pernambucano que mora no Rio de Janeiro (RJ) há 16 anos e abriu o negócio em 2011.

As peças que ele produz estão diretamente conectadas com a cultura popular brasileira. Júnior conta que trabalha intensamente nas datas comemorativas, como Carnaval, São João e Natal, e, no restante do ano, dedica-se à confecção de produtos religiosos, como orixás costurados à mão, relicários, estandartes e oratórios.

“Quando chega este período, passo a trabalhar somente com o Carnaval, não aceito outro tipo de encomenda, e foco nos adereços para os nossos clientes. Eu me dedico 100% a isso”, conta o artesão. “Meu faturamento aumenta por conta do diferencial da minha marca. Como não sigo modismo, os clientes querem algo diferenciado e sabem que comigo vão encontrar. São peças únicas e exclusivas”, explica Júnior Alves, que atua em parceria com blocos como o Maracutaia, Terreirada, entre outros que reforçam a cultura nordestina em solo fluminense.

A gestora nacional de moda do Sebrae, Francinne Bacelar, comenta que a época carnavalesca movimenta diferentes cadeias produtivas, além do turismo e da alimentação.

É uma das grandes oportunidades para o mercado da moda no Brasil, pois movimenta não apenas a indústria têxtil, como o comércio varejista; a criação e confecção de fantasias, as customizações de acessórios e peças temáticas também refletem a festividade.

Francinne Bacelar, gestora nacional de moda do Sebrae.

Bacelar reitera que o apoio do Sebrae é essencial para fortalecer os negócios da moda por meio de capacitações e consultorias, além do incentivo à formalização, auxiliando os empresários, melhorando a sua gestão, sua produtividade e competitividade, além da sua presença digital. “É também um momento em que o Sebrae fomenta a valorização da produção e cultura locais, auxiliando os negócios no processo de transformar a criatividade e rentabilidade para todo o ano”, completa a gestora de moda do Sebrae.

Foto: Divulgação.

Orientações

O Carnaval é uma excelente oportunidade para empreender. Por isso, o Sebrae preparou dez dicas para alavancar as vendas em diferentes segmentos. Confira:

  1. Ofereça produtos ou serviços para blocos de rua e eventos, com acessórios personalizados ou temáticos e kits para foliões com água, lanches e glitter biodegradável.
  2. Estabeleça pontos de vendas em áreas estratégicas e crie alimentos e bebidas temáticos e/ou exclusivos para blocos e festas.
  3. Customize e personalize abadás e fantasias, criando pacotes especiais para grupos e blocos.
  4. Use as redes sociais para divulgar produtos e serviços da sua marca.
  5. Ao trabalhar com a produção de comidas, esteja presente em aplicativos, como iFood e UberEats.
  6. Use estratégias que destaquem a sustentabilidade do seu produto ou serviço e busque parcerias com ONGs para recolhimento de resíduos.
  7. Ofereça soluções para turistas, montando pacotes com guias personalizados, mapas da cidade e dos blocos e orientações úteis.
  8. Saiba como fornecer para festas ou eventos privados e busque se informar sobre como ter um ponto de venda móvel em áreas de maior fluxo.
  9. Comece a divulgar e aceitar encomendas com antecedência.
  10. Faça combos e promoções para atrair clientes antes do período.
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