Sebrae firma parceria com CGU para promover temas ligados à ética e à integridade nas empresas

Com o objetivo de incentivar a adoção de medidas que contribuam para um ambiente mais ético e confiável entre os pequenos negócios, o Sebrae aderiu ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, coordenado pela Controladoria-Geral da União (CGU). O acordo reforça o compromisso para a promoção da ética, transparência e boas práticas de governança entre os microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Atualmente, o setor atendido pelo Sebrae é composto por mais de 22 milhões de pequenos negócios.

Dentro desse contexto, o Sebrae quer fortalecer a disseminação da cultura da integridade entre micro e pequenas empresas por meio dos cursos, jornadas e programas, incentivando a adoção de medidas que se baseiam na honestidade, transparência e responsabilidade. Além de integrar o Pacto Brasil, o Sebrae é parceiro antigo da CGU. Uma das ações é o desenvolvimento e a elaboração de material técnico voltado especificamente para o compliance e governança das micro e pequenas empresas.

Pacto Brasil

O Pacto Brasil é um programa acessível para empresas e entidades de todos os portes e tamanhos. Quem adere à iniciativa assume publicamente o compromisso com a integridade em todo ciclo de negócios e é diretamente beneficiada ao atrair clientes, funcionários, fornecedores e parceiros que adotam a mesma postura. As medidas de integridade podem gerar proteção para a empresa, ao evitar a ocorrência de fraudes e irregularidades por parte de funcionários e parceiros.

Além disso, promove ganho de imagem, aumentando a reputação empresarial, tendo em vista a transparência que será dada à adesão ao Pacto; demonstra o compromisso da alta direção da empresa com a busca sistemática de padrões de integridade; minimiza a probabilidade de ocorrência de fraude e corrupção e reduz o impacto de tais eventos caso ocorram; além de possibilitar o acesso a capital mais facilitado e com menor custo.

Para fazer a adesão, os pequenos negócios devem acessar o site do Pacto Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.