Paciente faz transplante de fígado após contrair febre amarela em viagem a trabalho no Tocantins, diz secretaria de saúde


Contaminação aconteceu em Monte do Carmo, região central do estado. Estado afirma que reforça a vacinação em todos os municípios. Ministério da Saúde emite alerta sobre casos de febre amarela no Tocantins
Um caso de febre amarela foi confirmado em Monte do Carmo, região central do estado, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). O paciente está internado em um hospital particular de Brasília (DF) e precisou fazer um transplante de fígado, mas o quadro clínico dele é considerado estável.
O homem tem 35 anos e veio ao Brasil a trabalho. O caso está sendo acompanhado pelo Ministério da Saúde. As ações de vigilância foram intensificadas por conta do período sazonal da transmissão da febre amarela, que vai de dezembro a maio.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Na próxima semana, a Diretoria de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses da SES-TO fará visita técnica em Monte do Carmo, para realizar a investigação in loco.
“Sempre que nós temos um caso [diagnosticado] isso sinaliza que o vírus está circulando naquela região. Então é importante reforçar que a principal ação de prevenção que nós temos é a vacina”, ressaltou a gerente de Vigilância das Arbovisores, Christiane Bueno Hundertmarck.
Vacina febre amarela é aplicada em todas as cidades do Tocantins
Reprodução/TV Anhanguera
De novembro de 2024 até janeiro deste ano, moradores da zona rural de Palmas encontraram as ossadas de pelo menos cinco macacos na zona rural de Palmas. Dois dos animais mortos testaram positivo.
A cobertura vacinal contra a doença no Tocantins em 2024 foi de 78,02%. A SES informou que a Central Estadual de Imunização possui em estoque 24.690 doses de imunizantes contra a doença, distribuídos em todos os 139 municípios.
O público-alvo para a imunização são crianças. Elas devem receber uma dose aos 9 meses de idade e reforço aos 4 anos. Adolescentes que não foram imunizados na infância e adultos até 59 anos devem receber dose única.
LEIA TAMBÉM
População ‘levanta’ ônibus para retirar motociclista que ficou preso após ser atropelado; VÍDEO
Com estrutura pronta, ponte de R$ 200 milhões entre Tocantins e Pará não é usada por falta de acessos
Governo anuncia projeto de R$ 25 milhões para construção de 144 unidades habitacionais em Palmas
Macacos mortos são encontrados por moradores e testam positivo para febre amarela na zona rural de Palmas
Entre 2020 e 2025 foram confirmados três casos de febre amarela em humanos. Dois deles foram registrados no ano de 2022, em turistas que visitaram a região de Peixe e São Salvador. Um deles morreu.
No mesmo período, foram registrados três casos em Primata Não Humano (PNH). Um em 2022, no município de Palmeirópolis, e dois em 2024, em Buritirana, distrito de Palmas.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.