Usuários do transporte público bloqueiam avenida na frente de estação de ônibus em Palmas


Moradores reclamam da superlotação, falta de ônibus e qualidade dos veículos. A Polícia Militar foi chamada para fazer a segurança do local. Moradores fecham avenida durante protesto por falta de ônibus
Moradores da região sul de Palmas bloquearam um trecho da Avenida Perimetral Norte no Setor Santa Fé em Taquaralto, para protestar contra a situação do transporte coletivo de Palmas na manhã desta sexta-feira (7). O bloqueio foi feito na faixa de pedestres em frente à estação Javaé. A Polícia Militar foi chamada ao local para controlar o trânsito e conversar com os manifestantes.
O g1 solicitou posicionamento para a Prefeitura de Palmas sobre os atrasos e as reclamações dos passageiros sobre a falta de transporte público.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A reportagem da TV Anhanguera esteve no local e registrou a situação em que os usuários relataram a falta de ônibus para atender a população da região sul, a mais populosa da capital. Alguns moradores relataram estar a mais de duas horas esperando ônibus.
No dia 1º de fevereiro a prefeitura anunciou que os usuários do transporte público da capital que uma nova tarifa seria cobrada durante este mês. O valor da tarifa, que atualmente custa $ 3,85, passou para R$ 2 a partir desta terça-feira (4).
A decisão foi tomada pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos), devido ao período de transição do serviço para iniciativa privada. O município publicou um decreto autorizando uma nova concessão do serviço por pelo menos 20 anos.
Moradores fecharam avenida em uma das principais estações de Palmas
Matheus Dias/TV Anhanguera
Durante a reportagem da TV Anhanguera, o presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), Wallace Pimentel, afirmou que a mudança da tarifa será até o encerramento da licitação do serviço.
“Estamos finalizando o edital de licitação para todas as empresas que atenderem as necessidades. Infelizmente, o serviço público mostrou que não tem essa vocação”, disse.
Em janeiro, durante a cerimônia de transmissão de faixa, realizada no dia 1º, o prefeito Eduardo Siqueira anunciou a gratuidade do transporte público até 31 de janeiro, para que o município pudesse realizar as melhorias no serviço.
Licitação do serviço
No Diário Oficial do dia 13 de janeiro deste ano, a prefeitura publicou um decreto autorizando uma nova concessão do transporte coletivo de passageiros à iniciativa privada. O processo deverá acontecer por meio de uma licitação pública, com a validade de 20 anos, podendo ser prorrogado.
O transporte público de Palmas ficou sob concessão da iniciativa privada por mais de 20 anos. Após o fim do contrato em 2022, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) decidiu retomar o serviço e criou a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP).
Segundo o município, a licitação ocorrerá na modalidade de concorrência pública. Será obrigatória a concessão em um único lote de serviços, com uma frota de 180 ônibus para o transporte de 323 mil habitantes.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.