Hospital Regional em Bragança: Prefeitos discutem regionalização da saúde


Prefeitos discutem implantação e regionalização da saúde em Bragança Paulista Bragança Paulista recebeu uma reunião crucial para a implantação do Hospital Regional, que atenderá os 16 municípios da Região Bragantina e Circuito das Águas, fortalecendo a regionalização da saúde pública. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (28/01), no Gabinete do Executivo, reunindo prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais.
Prefeitura de Bragança Paulista
Divulgação
Avanços na implantação do Hospital Regional
No último dia 17/01, o Governo do Estado de São Paulo anunciou em Campinas que uma de suas prioridades é a implantação do Hospital Regional em Bragança Paulista. Desde então, as tratativas avançam para tornar esse pleito uma realidade.
No dia 24/01, representantes da Secretaria de Saúde do Estado e da DRS 7 de Campinas visitaram Bragança Paulista para avaliar a estrutura do antigo Hospital Bragantino (Hospital da Unimed), cotado para sediar o novo equipamento de saúde.
Benefícios para os municípios da região
A reunião contou com a participação dos representantes dos 11 municípios da Região Bragantina e dos 5 municípios do Circuito das Águas que serão atendidos pelo Hospital Regional. Durante o encontro, foi reforçada a necessidade urgente da estrutura, uma vez que iniciar uma construção do zero demandaria anos para conclusão. A escolha de Bragança Paulista se deu pela infraestrutura já existente, que requer apenas ajustes para funcionamento.
Prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais fizeram colocações e sugestões, mas todos concordaram sobre a importância de unificar esforços para fortalecer a proposta e elaborar um projeto que atenda às necessidades da população regional.
Prefeitura de Bragança Paulista
Divulgação
Próximos passos
Ficou definido que a proposta oficial será baseada na utilização do prédio já existente em Bragança Paulista. Nos próximos dias, os municípios iniciarão o levantamento de dados técnicos sobre os atendimentos de saúde, consolidando um relatório final para apresentar ao Governo do Estado de São Paulo.
Situação da Rede de Urgência e Emergência
Durante a reunião, a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista apresentou um relatório detalhado sobre a Rede de Urgência e Emergência na Região Bragantina e no Circuito das Águas.
Atualmente, a população total das 16 cidades é estimada em 544.736 habitantes, sendo 409.834 na Região Bragantina (Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Socorro, Tuiuti e Vargem) e 134.902 no Circuito das Águas (Águas de Lindóia, Amparo, Lindóia, Monte Alegre do Sul e Serra Negra).
A Região Bragantina conta atualmente com 16 equipamentos de saúde para urgência e emergência, enquanto o Circuito das Águas possui 6 equipamentos. No entanto, apenas o HUSF possui estrutura próxima à de um Hospital Regional, e a maioria das unidades depende exclusivamente de recursos municipais para manutenção.
Necessidade da regionalização da saúde
O relatório apresentado destacou as dificuldades prioritárias da região, incluindo a escassez de leitos de UTI, cirurgias e atendimento em especialidades médicas. Além disso, ressaltou a proposta de regionalização do Estado, um plano elaborado em 2023 que já apontava os desafios no acesso a leitos e procedimentos de média e alta complexidade, reforçando a necessidade urgente da implantação do Hospital Regional.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.